Português
01 DE MAIO DE 2018. POR FAEZA REZENDE

ExpoZebu: reunião define detalhes para implantação do Pró-Genética na Bolívia

ExpoZebu: reunião define detalhes para implantação do Pró-Genética na Bolívia

O presidente da Asocebu (Asociación Boliviana de Criadores de Cebú), Mario I. Anglarill Serrate, esteve hoje (01) na sede da ABCZ para definir detalhes sobre a implantação do Pró-Genética no país vizinho. A intenção é que o modelo de sucesso criado para o programa de democratização do melhoramento genético, através de promoção de feiras e leilões, seja repassado pela ABCZ para a Asocebu.

"Tivemos no ano passado na ExpoCruz, negociamos levar o Pró-Genética para lá, e , agora, o novo presidente da Asocebu nos procurou para levar efetivamente o programa para a Bolívia. Com certeza, é uma ação que vai dar oportunidade aos pequenos produtores bolivianos ter acesso a genética de qualidade", comemorou o diretor da ABCZ, responsável pelo Pró-Genética, Rivaldo Machado Borges Júnior. 

Mario I. Anglarill Serrate comenta que hoje a Bolívia possui um rebanho de 10 milhões de cabeças e que a Asocebu tem mais de 200 associados. Ele acredita que, além de contribuir para o avanço dos pequenos produtores, o Pró-Genética vai ser um grande aliado para os produtores de genética no momento da comercialização. "Queremos ajudar nossos associados a comercializarem seu touros. Principalmente, os criadores novos que ainda buscam um mercado", destacou.

Também participaram da reunião o gerente geral da Asocebu, Fernando Baldomar, Fábio Agnes, diretor da ASOCEBU que será o responsável pelo programa, o diretor da ABCZ Gabriel Garcia Cid, o gerente de Melhoramente Genético da ABCZ, Lauro Fraga, e o técnico do Pró-Genética, Rafael Resende. 

Vale lembrar que a Bolívia também assinou, no ano passado, o 1º Contrato do PMGZ Internacional e Protocolo de Intenções para utilização do Produz, o software lançado pela ABCZ em 2012 para auxiliar na organização e direcionamento do trabalho de seleção das raças zebuínas. Os treinamentos dos técnicos bolivianos já aconteceu na sede da ABCZ e também na Bolívia.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar