Vitrine do Leite da ExpoZebu recebe especialistas internacionais para curso sobre queijos
A francesa Virginie Dubois e a brasileira Débora Pereira, ambas mestres queijeiras, compartilharam seus conhecimentos na ExpoZebu
por Breno Cordeiro
A 84ª edição da ExpoZebu também tem sido um prato cheio para os apaixonados por queijo. A programação de cursos, dessa vez, conta com a participação da mestre queijeira francesa, Virginie Dubois, e a mestre queijeira da Guilde Internacional dos Queijeiros, Débora Pereira.
Na manhã desta segunda-feira (30), o enfoque foi a cura de queijos, em um curso ministrado em dois módulos. De acordo com Débora, o mercado de queijos curados está em crescimento no Brasil e oferece oportunidades surpreendentes para quem decide investir no setor.
“Ensinamos como transformações podem ser feitas no sabor, textura, aparência, casca e aromas do queijo, a medida em que damos mais tempo para esse queijo curar, em condições de temperatura e umidade bem específicas. Esses processos são técnicas que desenvolvem muito mais sabor e que agregam mais valor ao queijo, aumentando a rentabilidade do produto final”, revela Débora.
A ideia é popularizar o mercado de queijo gourmet, que consiste hoje em um grande nicho no Brasil. A queijeira condecorada Virginie Dubois, que ganhou o último concurso de Fontainebleau, em Paris, com a melhor sobremesa láctea, afirma que os sabores dos queijos brasileiros têm um forte potencial para o desenvolvimento, semelhante ao que acontece na França.
“Desde que cheguei ao Brasil, já tive a oportunidade de degustar muitos queijos, e descobri sabores e variedades que não existem na França. Fiquei imaginando alianças que poderiam ser feitas entre os produtos dos dois países, e já quero incluir estes queijos na minha boutique. Existe muito espaço para melhoramento e aperfeiçoamento aqui no Brasil, e isso é uma excelente oportunidade”, conta Virginie.