Geossítio ABCZ é inaugurado durante a ExpoZebu
O Parque Fernando Costa se tornou na tarde de hoje (28), o guardião do primeiro geossítio do Geoparque Uberaba. Desenvolvido pelo geólogo e conselheiro da ABCZ, Luiz Carlos Ribeiro, o projeto pretende desenvolver o turismo de Uberaba, através de um roteiro turístico que ressalta as três principais potencialidades da cidade: a pecuária zebuína, a religiosidade e paleotologia. O intuito é conseguir o reconhecimento da Unesco que colocaria Uberaba no patamar de Patrimônio Natural da Humanidade. “O geossítio da ABCZ foi o primeiro a ser inaugurado, porque ele é o que está mais qualificado para atender aos critérios estabelecidos pela Unesco’, ressaltou Luiz Carlos.
O geossítio ABCZ compõe-se de três espaços, o Museu do Zebu, o Museu a Céu Aberto e a sede Nacional da entidade. No Parque Fernando Costa, foi instalado um container com objetos que pertenceram ao médium Chico Xavier, as réplicas dos crânios de titanossauros e Uberabasuchus terrificus e o fragmento fóssil do fêmur de um titanossauro que teria vivido em Uberaba há 65 milhões de anos. Futuramente será construído um local para abrigar o geossítio, além da ABCZ, serão inaugurados geossítios em Peirópolis, no memorial Chico Xavier, na Fazenda Cassu e envolvendo o conjunto Igreja Santa Rita, Mercado Municipal e Biblioteca Municipal.
"A comunidade está mobilizada, desde a comunidade científica, a universidade, a ABCZ, a prefeitura e a comunidade em geral. A motivação vem de uma base de informações fundamentais que compõe a figura do Geoparque no seu sentido amplo e dos diversos sítios", afirmou Paulo Afonso Romano, assessor da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia.
Estiveram presentes na inauguração, o presidente da ABCZ Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, a primeira dama da entidade Iara Marques, os diretores Gabriel Cid e Marcelo Ártico, o gerente executivo do Museu, Thiago Riccioppo, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, a primeira dama de Uberaba Heloisa Piau, a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberaba, Anne Roy Nóbrega e a reitora da UFTM Ana Lúcia de Assis Simões.