Português
27 DE ABRIL DE 2018. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ExpoZebu 2018: Homenagens e inauguração da 35ª Mostra do Museu marcam primeira noite

ExpoZebu 2018: Homenagens e inauguração da 35ª Mostra do Museu marcam primeira noite

Uma noite para celebrar um grande homem e uma grande história. Foi assim o encerramento da programação oficial do primeiro dia da 84ª ExpoZebu. Familiares, amigos e admiradores do produtor rural Romeu Borges de Araújo se reuniram na praça do Museu do Zebu, no Parque Fernando Costa, para o descerramento da placa, que a partir de agora nomeia o espaço como ‘Praça Romeu Borges de Araújo’. Além de depoimentos emocionados, a homenagem contou com a apresentação do grupo de catira Tradição de Minas, fazendo referência a grande paixão do pecuarista, que ficou conhecido nacionalmente pelo talento com a dança típica da cultura rural.

“Para nós essa homenagem é muito importante, pois aqui no Museu, onde já está guardada a importante história do Zebu, agora fica marcada também a história do Sr. Romeu, que nos proporcionou vários momentos de alegria e aprendizado. É uma homenagem extremamente justa!”, ressalta o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Em um discurso emocionado, Romeu Borges de Araújo Júnior, agradeceu a homenagem ao pai. “É um momento especial, e nós só temos a agradecer toda a diretoria da ABCZ. Meu pai foi um homem de muito trabalho, muita dedicação e que tinha o baile nos pés. A mensagem que meu pai deixou foi de simplicidade e luta”, disse.

Após a inauguração do espaço, o grupo que acompanhou a homenagem, incluindo ainda autoridades políticas e lideranças classistas, seguiu para o Museu do Zebu, para a abertura da 35ª Mostra do Museu. A exposição, que segue o tema central da ExpoZebu, conta a história dos 80 anos de delegação do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas à ABCZ. Durante a cerimônia, personalidades que contribuíram diretamente para a organização da mostra foram homenageadas, incluindo o zootecnista e escritor José Otávio Lemos, o pecuarista indiano Venugopal Badaravada e Ana Maria Caetano Borges, neta de um dos pioneiros da zebuínocultura no Brasil, José Caetano Borges.

“Essa edição da mostra reúne uma série de documentos, livros de Registros de animais e várias fotos, incluindo a do primeiro zebuíno registrado. Vale a pena conferir”, garante o gerente executivo do Museu, Thiago Riccioppo.

Até o fim da ExpoZebu, a 35ª Mostra do Museu do Zebu pode ser visitada todos os dias, das 8h às 18h. Após a feira, a exposição continua no local até abril do ano que vem.



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar