Português
27 DE ABRIL DE 2018. POR FAEZA REZENDE

Fundadores da Sociedade Herd Book Zebu passam a integrar galeria de Presidentes da ABCZ

Fundadores da Sociedade Herd Book Zebu passam a integrar galeria de Presidentes da ABCZ

Um momento histórico marcou a programação da 84ª Expozebu na noite desta sexta-feira (27). Fundadores da Sociedade Herd Book Zebu passaram a integrar a Galeria de Presidentes da  Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Foram descerradas duas fotografias na sala Joaquim Machado Borges, em homenagem aos precursores da ABCZ.

A exibição dos registros fotográficos de Geraldino Rodrigues da Cunha e Joaquim Machado Borges é uma forma de reconhecimento da Sociedade do Herd Book Zebu, inaugurada em 1919, como a origem da atual ABCZ. Com os mesmos objetivos da Associação, na época, ela foi criada para atender os interesses dos pecuaristas, desenvovler o registro genealógico das raças zebuínas e propagar o zebu no exterior. 

"Que essas fotos descerradas hoje signifiquem mais do que nosso reconhecimento. Que nossa homenagem eternize aqui nossos sinceros agradecimentos à imensa contribuição deixada por eles à pecuária nacional", destacou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. 

A cerimônia foi acompanhada pelos ex-presidentes da ABCZ Arnaldo Rosa Prata, Newton Camargo e José Olavo Borges Mendes; e também pelos familiares dos homenageados. “A emoção é muito grande ao ver reconhecida uma parte da história que estava oculta no nevoeiro do tempo. O Herd Book Zebu foi fundado bem antes da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, que depois se transformou na ABCZ. O Herd Book funcionou na casa do meu avô, assim como a Sociedade Rural até que tivesse uma sede própria. O Coronel Geraldino Rodrigues da Cunha e o meu avô, o Coronel Quincas Machado, foram as pessoas que realmente viabilizaram achegada da Sociedade Rural. Evidentemente, não fizeram sozinhos. Eles foram pioneiros com outras várias pessoas que também colaboraram”, destacou Jairo Furtado Machado Borges.

Filho de Geraldino Rodrigues da Cunha, Antônio Ronaldo Rodrigues da Cunha também se emocionou com a homenagem. "Meu pai trouxe para cá o Heard Book, que foi o princípio do próprio Zebu no Brasil. Depois se criou a antiga Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, que depois se transformou na ABCZ. Eram poucas pessoas que acreditavam no futuro do gado Zebu. Ele, como outras pessoas, buscaram na Índia os melhores exemplares no sentido de conseguir resultados ainda melhores para a pecuária desse Brasil. Hoje, nós vemos a cada dia uma seleção melhor, mais técnica e mais aprimorada que tem sido motivo de que o Brasil seja um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo", destacou.

A ExpoZebu 2018 acontece até o dia 6 de maio no Parque Fernando Costa em Uberaba (MG).

 





A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar