Português
26 DE ABRIL DE 2018. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ExpoZebu 2018 será palco de ?Rodada de Negociações de Protocolos Sanitários?

ExpoZebu 2018 será palco de ?Rodada de Negociações de Protocolos Sanitários?

Mais um marco histórico será registrado na 84ª ExpoZebu. Por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), através do projeto Brazilian Cattle, juntamente com a Apex-Brasil e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a 1ª Rodada de Negociações de Protocolos Sanitários entre o Brasil e países interessados na pecuária brasileira, será realizada durante a feira. 

“Essa será a primeira vez que o Brasil terá um evento como esse, voltado para a negociação de protocolos de material genético e bovinos vivos, e a expectativa, claro, é muito grande. Há muitos anos pleiteamos uma atividade como essa que visa abrir novas oportunidades comerciais para a pecuária brasileira”, explica Icce Garbellini, gerente de Relações Internacionais da ABCZ.

Ela revela ainda que oitos países já estão confirmados na rodada. A lista traz Colômbia, Equador, Guatemala, Índia, Malásia, Nicarágua, Quênia e Tailândia. O evento, que vai contar com oficiais das entidades governamentais ligadas a pecuária nesses países, será realizado entre os dias 2 e 4 de maio, com uma extensa programação. “No primeiro dia o grupo irá visitar centrais de material genético e quarentenário de animais vivos para exportação. Já no segundo, acontecerão as negociações propriamente ditas, em reunião entre os oficiais do Brasil e demais países. No dia 4, encerrando a agenda, o MAPA apresentará os resultados da rodada, quando acontecerá a assinatura do protocolo sanitário entre Brasil e Guatemala. Essa acontecerá durante reunião da Federação Internacional dos Criadores de Zebu, a Ficebu”, revela.

A diretora de Relações Internacionais da ABCZ, Ana Claudia Mendes Souza, também destaca a importância do evento, para a disseminação da pecuária zebuína brasileira. “Essa é mais uma ação que comprova a qualidade do melhoramento genético que a ABCZ tem promovido. O interesse mundial pelo nosso trabalho tem aumentado cada vez, e despertado o interesse de diversos países. Temos muito a agradecer ao MAPA e a Apex-Brasil, que têm trabalhado incansavelmente em parceria conosco para abertura desses mercados”, comemora.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar