ExpoZebu 2018 será palco de ?Rodada de Negociações de Protocolos Sanitários?
Mais um marco histórico será registrado na 84ª ExpoZebu. Por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), através do projeto Brazilian Cattle, juntamente com a Apex-Brasil e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a 1ª Rodada de Negociações de Protocolos Sanitários entre o Brasil e países interessados na pecuária brasileira, será realizada durante a feira.
“Essa será a primeira vez que o Brasil terá um evento como esse, voltado para a negociação de protocolos de material genético e bovinos vivos, e a expectativa, claro, é muito grande. Há muitos anos pleiteamos uma atividade como essa que visa abrir novas oportunidades comerciais para a pecuária brasileira”, explica Icce Garbellini, gerente de Relações Internacionais da ABCZ.
Ela revela ainda que oitos países já estão confirmados na rodada. A lista traz Colômbia, Equador, Guatemala, Índia, Malásia, Nicarágua, Quênia e Tailândia. O evento, que vai contar com oficiais das entidades governamentais ligadas a pecuária nesses países, será realizado entre os dias 2 e 4 de maio, com uma extensa programação. “No primeiro dia o grupo irá visitar centrais de material genético e quarentenário de animais vivos para exportação. Já no segundo, acontecerão as negociações propriamente ditas, em reunião entre os oficiais do Brasil e demais países. No dia 4, encerrando a agenda, o MAPA apresentará os resultados da rodada, quando acontecerá a assinatura do protocolo sanitário entre Brasil e Guatemala. Essa acontecerá durante reunião da Federação Internacional dos Criadores de Zebu, a Ficebu”, revela.
A diretora de Relações Internacionais da ABCZ, Ana Claudia Mendes Souza, também destaca a importância do evento, para a disseminação da pecuária zebuína brasileira. “Essa é mais uma ação que comprova a qualidade do melhoramento genético que a ABCZ tem promovido. O interesse mundial pelo nosso trabalho tem aumentado cada vez, e despertado o interesse de diversos países. Temos muito a agradecer ao MAPA e a Apex-Brasil, que têm trabalhado incansavelmente em parceria conosco para abertura desses mercados”, comemora.