Encontro reafirma parceria que beneficia os produtores rurais
O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e os diretores da entidade, Fabiano Mendonça, Marcos Gracia e Rivaldo Machado Borges Júnior receberam na tarde de ontem (12), na sede da associação, o prefeito da cidade, Paulo Piau, o secretário adjunto de desenvolvimento do agronegócio, Carlos, Dalberto de Oliveira Júnior, o presidente da Câmara Municipal de Uberaba Luiz Dutra e vice-presidente Agnaldo Silva, o gerente regional da Emater, Gustavo Laterza, os representantes da Certrim, o presidente Luiz Henrique e o vice-presidente Frederico Misson, o representante da Epamig, gerente Fernando Franco, o representante da CMDRS, Mário Caetano, Consea, Romeu Borges, presidente do Sindicato Rural, CDL, as representantes da Amur Mara e Marlene , Horvagra, representada pelo presidente Sérgio, o representante da Associação de Peirópolis, Mauro, o representante da CDL, Fúlvio Ferreira, os representantes do Consea, das comunidades rurais de Uberaba e equipe da Emater-MG (Regina, Tomaz, Petrônio, Wilson e Guilhermina).
A pauta da reunião foi à proposta de fortalecimento e ampliação do convênio mediante aditivo entre a Emater-MG e a Prefeitura de Uberaba. O convênio que tem o apoio da ABCZ possibilita o desenvolvimento de ações de extensão rural junto aos pequenos e médios produtores, principalmente os produtores de agricultura familiar. A parceria entre as instituições permite aos pequenos e médios produtores em participarem dos atendimentos de assistência técnica, bem como das ações das políticas públicas, tais como: Pronaf, Pronamp, Pro-Genética, Pro-Fêmeas, Minas Sem Fome, PAA, PNAE, Queijo Minas Artesanal, Chamada do Leite, dentre outros. O convênio foi assinado no ano de 2013 e tem validade até o dia 31 de maio de 2018. A proposta apresentada hoje prevê a retroação do convênio para o dia 1º de fevereiro visando a inclusão da ampliação da equipe técnica.
A Emater-MG está presente em Uberaba desde 1964, portanto, atuando há 53 anos no município e aqui está sediada o escritório regional da Emater-MG. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, hoje SEAD, aquele produtor rural que possui atendimento regular da Emater-MG obtém uma renda cerca de quatro vezes maior do que quando comparamos com o produtor rural não assistido, por isso, é essencial investir na Extensão Rural.
“Ter o convênio com a Prefeitura de Uberaba tem uma simbologia muito importante, pois, como referência do Agronegócio, em Uberaba acontece o incentivo na propagação de vários exemplos exitosos de promoção de projetos de desenvolvimento rural. A celebração do convênio com a Prefeitura é fundamental pra ofertar serviços técnicos aos produtores, executar políticas públicas e construir soluções pra nossa comunidade e clientes. Destaco a importância da união e integração das instituições parcerias pra construir bons projetos. Reconhecemos e agradecemos a sensibilidade e determinação do Prefeito Paulo Piau pra continuar investindo na Extensão Rural e a celebração dessa renovação é um gesto concreto neste propósito. Para nós é gratificante ter a presença das instituições parceiras nos prestigiando neste momento e valorizando essa afirmação do incremento do convênio entre a Prefeitura e EMATER-MG.”, comemorou o gerente regional da Emater, Gustavo Laterza.
O prefeito já havia autorizado à renovação, agora o processo será encaminhado para a análise do departamento jurídico da Prefeitura Municipal. “A Emater é uma instituição que tem 69 anos, é o braço do Governo do Estado de Minas Gerais com relação aos produtores rurais, sobretudo aos pequenos produtores rurais. Isso influencia no comércio, nas cooperativas, nas representações rurais, na própria ABCZ, que coloca genética zebuína para os pequenos pecuaristas e para a agricultura familiar. A Emater é esse elo, Uberaba sendo uma cidade importante no agronegócio brasileiro, nós não poderíamos nunca deixar a Emater fora desse contexto. Se a gente for pensar na relação do Governo do Estado com as Prefeituras e pensar somente no aspecto financeiro talvez a decisão seja para não fazer, mas vale a pena o sacrifício e deixar o convênio vigente. O retorno é alto e vale a pena estarmos juntos com instituições como Emater, ABCZ, Epamig, Embrapa e outras mais”, ressaltou o prefeito Paulo Piau.
O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges também destacou a importância da parceria entre as entidades e o envolvimento da comunidade. “Esse trabalho é muito importante para a nossa cidade e para o estado, essa união entre as entidades é referência para todo o país” , finalizou.