Português
06 DE MARÇO DE 2018. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

ABCZ recebe a visita de especialista americano em índice econômico para seleção genética

ABCZ recebe a visita de especialista americano em índice econômico para seleção genética

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu recebeu nesta semana a visita de Dr. Michael MacNeil, consultor referência em índice econômico para seleção genética e com uma carreira consolidada com mais de 30 anos de atuação no Departamento de Pesquisa do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

O especialista americano reuniu com os integrantes do Conselho do PMGZ Corte para a avaliação dos estudos para a produção do índice econômico no programa. O novo índice vai permitir que o criador selecione seus animais com base na rentabilidade esperada. “Há cerca de dois anos, a ABCZ me procurou para o desenvolvimento de um índice econômico para o PMGZ. Essa visita agora é uma oportunidade de conhecer a equipe da ABCZ e finalizar o que nós desenvolvemos. Nós estamos criando este índice econômico para criadores terem um caminho mais fácil para avaliar os animais que eles utilizam para reprodução e melhoramento genético”, afirmou o Dr. Michael MacNeil.

Fabyano Fonseca e Silva, consultor do PMGZ Corte também elogiou a adoção do índice econômico. “É um divisor de águas! Talvez seja uma das ferramentas mais importantes que o PMGZ tenha lançado até hoje. Estou a cinco anos trabalhando no PMGZ e creio que é a maior tecnologia investida até então. O índice econômico vai permitir que o criador selecione com base na rentabilidade esperada. Pela primeira vez na história da ABCZ o criador vai poder selecionar utilizando ferramentas desenvolvidas para a otimização e um aumento do seu lucro”, comentou.

 “O índice econômico vai possibilitar a construção de um critério de seleção que não é apenas empírico, ele foi baseado em dados econômicos, dados de custo e de rentabilidade. Ele vai permitir a comparação dos touros com base na lucratividade prevista. Esta ferramenta é muito importante por trazer mais rentabilidade ao criador e permitir que ele se mantenha e expanda o seu negócio gerando mais empregos”, ressaltou Henrique Torres Ventura, Superintendente Técnico-Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.

Também participaram do ciclo de reuniões, o diretor de Relações Públicas da ABCZ, Fabiano Mendonça; o diretor Técnico da ABCZ, Valdecir Marin Júnior; os membros do Conselho PMGZ Corte: os criadores Claudio Sabino Carvalho Filho (também vice-presidente da ABCZ), Luciano Borges Ribeiro; e os consultores Fernando Flores Cardoso e José Aurélio Garcia Bergmann.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar