Português
01 DE MARÇO DE 2018. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

A ABCZ participa de jornada técnica da Atubra

A ABCZ participa de jornada técnica da Atubra

O superintendente Técnico-Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura, foi um dos palestrantes da 7ª Pré-Certificação e Certificação de Técnicos de Campo e Laboratório para Ultrassonografia de Carcaça Bovina, promovida pela Associação de Técnicos em Ultrassom do Brasil (Atubra) e Universidade Federal do Rio Grande Sul. A jornada técnica iniciou na última segunda-feira (26), em Porto Alegre (RS), e reuniu especialistas de todo o Brasil e de outros países, como os Estados Unidos.

A participação de Ventura foi na apresentação do funcionamento e avanços do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e do Programa Carne de Zebu, desenvolvidos pela ABCZ. “A organização dessa jornada foi liderada pelo professor Jaime Urdapilleta Tarouco, e é um dos principais eventos do setor. Para nós, ABCZ, estarmos inseridos nela é muito importante, pois é mais uma oportunidade de mostrar que a entidade está investindo na avaliação de touros para produção de carcaça e carne de qualidade. O mercado tem demandado, cada vez mais, por um produto com maior valor agregado e o selecionador precisa de ferramentas cada vez mais aprimoradas para poder abastecer os rebanhos comerciais de gado de corte com touros melhoradores. Durante o evento tivemos a oportunidade de apresentar o que a ABCZ tem desenvolvido em parceria com os criadores de todo o Brasil”, explica ele.

O superintendente Técnico-Adjunto de Melhoramento Genético revela ainda que entre os dados apresentados estão os primeiros resultados do Programa Carne de Zebu, que foi lançado em outubro do ano passado com o objetivo de avaliar touros zebuínos PO registrados nas características de produtividade e qualidade da carcaça e da carne. “A primeira bateria de touros foi unicamente com animais Nelore, e foram distribuídas cerca de 8.500 doses de 17 reprodutores. O material já foi entregue para ser utilizado em 4.250 matrizes dos rebanhos colaboradores. É muito importante ressaltar que contamos com o valioso apoio das empresas Alta Genetics, ABS Pecplan, Bela Vista e Semex. São resultados extremamente satisfatórios, e já estamos preparando a segunda bateria, que deve reunir também touros das raças Brahman, Guzerá, Sindi e Tabapuã”, conclui.

 

Na foto: da esquerda para a direita: Michael Macneil (Ultrasound Guidelines Council), Marcos Yokoo (Embrapa), Reynaldo Titoff Salvador (Angus), Prof. Jaime Tarouco (UFRGS), Gabriela Peixoto (ABS) e Henrique Torres Ventura (ABCZ).

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar