Português
23 DE FEVEREIRO DE 2018. POR FAEZA REZENDE

ABCZ comemora reconhecimento do Brasil como país livre de febre aftosa com vacinação

ABCZ comemora reconhecimento do Brasil como país livre de febre aftosa com vacinação

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, encaminhou esta semana os cumprimentos ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, pela conquista junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que irá declarar o Brasil livre de febre aftosa com vacinação. O anúncio foi feito pelo governo federal na última terça-feira (20).

“Em nome da nossa Diretoria e dos mais de 21 mil associados desta entidade, cumprimentamos Vossa Excelência pelo trabalho desenvolvido  pelo MAPA em suas sucessivas administrações que culminou no comunicado da OIE”, escreveu o presidente da ABCZ, reconhecendo: “Esta é uma grande e importante conquista para a pecuária brasileira”

Pelas redes sociais, Maggi disse que a decisão deve ser oficializada em maio, durante reunião da OIE, em Paris.  No final de 2017, o Brasil conseguiu erradicar a febre aftosa com vacinação em todo o território nacional. Em dezembro, o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) reconheceu zonas do Amapá, Roraima, grande parte do Amazonas e áreas de proteção no Pará livres da doença. O objetivo agora é que o País seja considerado pela OIE livre da doença sem vacinação a partir de 2023. 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar