Português
21 DE DEZEMBRO DE 2017. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

ABCZ comemora abertura para exportação de embriões bovinos in vitro para Colômbia

ABCZ comemora abertura para exportação de embriões bovinos in vitro para Colômbia

Protocolo sanitário articulado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) junto ao Instituto Colombiano Agropecuário ampliará o mercado comprador de genética bovina. O anúncio da aprovação do protocolo para exportação de embriões bovinos in vitro para a Colômbia foi feito ontem (20).

O Certificado Zoosanitário Internacional firmado entre os dois países foi atualizado para atender produtores brasileiros e colombianos, o acordo vai viabilizar o embarque dos produtos. A assinatura do convênio foi articulada pela ABCZ, por meio de seu Departamento de Relações Internacionais. “Certamente teremos um incremento significativo nas exportações de genética do nosso país, pois a Colômbia é hoje um dos maiores importadores dessa genética. Ficamos satisfeitos também, pois nosso Zebu poderá colaborar ainda mais com a evolução da produtividade da pecuária colombiana”, comemora Icce Garbellini, gerente do Departamento de Relações Internacionais da ABCZ.

Até agosto de 2016, não havia acordo com os países da América do Sul para o comércio de embriões bovinos “in vitro”, identificado como um mercado de grande interesse do setor.  Segundo a Coordenadora de Trânsito e Quarentena Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Judi Nóbrega, foi dada prioridade às negociações com esse bloco e, desde então, já foram firmados acordos sanitários com os Serviços Veterinários do Paraguai, da Bolívia, do Uruguai e da Argentina.

De acordo com a Coordenadora do MAPA, a ampliação dos acordos voltados à exportação de embriões bovinos “in vitro” tem sido possível, devido ao reconhecimento mundial da excelente condição sanitária do rebanho brasileiro, bem como do alto grau de tecnologia das centrais de coleta e processamento de material genético bovino registradas no Mapa.

A parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Departamento de Saúde Animal (DSA), a ABCZ  e entidades do setor produtivo brasileiro, tais como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) e a Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE) para prospecção de mercados importadores, vem permitindo otimizar esforços e o acesso progressivo aos mercados importadores. “Seguimos muito empenhados na abertura de outros protocolos que já estão em análise. Salientamos o trabalho e a dedicação da equipe do MAPA, a parceria desse ministério com a ABCZ e outras entidades é imprescindível para a conquista desses novos mercados”, finaliza Icce Garbellini.

 

Projeto Internacional Brazilian Cattle: o Departamento de Relações Internacionais da ABCZ que coordena o projeto internacional da entidade Brazilian Cattle não mede esforços há 14 anos para buscar a abertura de novos protocolos e novos mercados. Com esse protocolo para embriões in vitro Brasil – Colômbia não foi diferente. Segundo a Diretora de Relações Internacionais Ana Cláudia Mendes de Souza o Brazilian Cattle e seus associados sempre acreditaram muito na importância comercial desse protocolo, por isso diversas ações foram realizadas buscando esse proposito. A última delas ocorreu durante a participação do Brazilian Cattle na feira internacional do Zebu em Pereira (Colômbia), em novembro passado, onde o grupo se reuniu com seus clientes colombianos a fim de buscar a agilidade da aprovação do protocolo.  Ana Cláudia celebra a abertura desse protocolo como mais um diferencial promovido pelo Brazilian Cattle a seus associados.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar