Divulgado o Regulamento do PNAT 2018
Já está no site da ABCZ o regulamento da 9ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT). A principal mudança da próxima edição é a obrigatoriedade de participação no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar para todas as raças zebuínas. A prova será realizada na Fazenda Escola da FAZU, em Uberaba (MG), entre os meses de maio e agosto de 2018, e tem como objetivo obter informações de consumo individual de alimento e de ganho de peso médio diário, com o auxílio de equipamentos eletrônicos, para cálculo do consumo alimentar residual.
Os critérios foram revistos com o objetivo de aprimorar a seleção dos animais. Os filtros foram sugeridos pelo Conselho do PMGZ Corte, formado pelos criadores Claudio Sabino Carvalho Filho (também vice-presidente da ABCZ), Fabiano Rodrigues da Cunha Araújo, Luciano Borges Ribeiro, Maurício Aparecido Teodoro de Souza Filho, Tarcisius Galvão Tonetto e os consultores Fabyano Fonseca e Silva, Fernando Flores Cardoso e José Aurélio Garcia Bergmann. “É muito importante que os criadores avaliem seus animais e que façam a programação para uma participação mais efetiva, de forma que possamos colher e identificar a cada ano mais animais que atendam a demanda crescente por genética melhoradora advinda do PMGZ”, destaca Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.
O regulamento do PNAT 2018 foi discutido e aprovado por todas as associações promocionais das raças zebuínas. Os animais aptos a serem inscritos no PNAT foram selecionados com base em uma avaliação genética processada no início do mês de dezembro. Os criadores participantes do PMGZ já podem consultar a relação de seus animais candidatos através do SIAG – Sistema Integrado de Avaliação de Genética, disponível na página de comunicações eletrônicas. A lista completa por raça estará disponível no site da ABCZ até o início da semana que vem. “A utilização de touros jovens é a principal fonte de ganho genético para os rebanhos selecionadores, por isso o PNAT tem o papel fundamental na evolução contínua nas raças zebuínas”, finaliza Henrique Torres Ventura, Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.
Confira o regulamento do PNAT 2018 clicando em: http://www.abcz.org.br/Home/Conteudo/24890-Regulamento-PNAT-2018
Sobre o PNAT: O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses onde os animais precisam ter o iABCZ máximo 5% para a raça Nelore e 10% para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã. Em todas as raças, o pai do touro candidato deverá apresentar classificação TOP 20% no iABCZ, o animal candidato não deve ter pendências junto ao Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas (SRGRZ). Outros critérios específicos para cada raça encontram-se no regulamento.
Como diferencial, conta com um processo de seleção democrático com a participação de criadores, técnicos e centrais de inseminação. Os 92 touros classificados até a 8ª edição, tiveram até o dia 06/07/17, 60.076 doses distribuídas para 498 rebanhos colaboradores do PMGZ, 127.050 inseminações comunicadas na ABCZ, 34.269 produtos nascidos e comunicados e 21.605 animais com pesagens válidas no CDP/PMGZ. Isto mostra que o processo de melhoramento genético, que é contínuo, fechou o ciclo e aumenta em volume e qualidade das informações a cada ano.
Para os touros da Bateria 2017, a expectativa é distribuir 14.000 doses de sêmen gratuitamente aos rebanhos colaboradores cadastrados na ABCZ, promovendo a inclusão e a democratização do melhoramento genético.