Técnicos da Bolívia participam de treinamento do PMGZ Internacional
Técnicos da Asociación Boliviana de Criadores de Cebú (Asocebu), que estarão diretamente envolvidos na implementação do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ Internacional) naquele país, participam essa semana de uma capacitação na ABCZ. As atividades começaram na segunda-feira (04) e seguem até a próxima sexta (08).
“Estamos abordando toda a parte de coleta e tratamento de dados, e, mais especialmente o uso da informação”, explica o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian.
Na lista de temas abordados no treinamento estão: Registro Genealógico, Pró-Genética, Sistema Produz, Introdução ao Melhoramento Genético, Colheita de Fenótipos e Prática de Provas Zootécnicas. O programa conta ainda com uma série de aulas práticas, que incluem o Controle Leiteiro e introdução ao Sistema Integrado de Avaliação Genética (Siag)/ Leite, e também aplicação do Siag Corte e EPMURAS.
O superintendente adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura, destaca também que esse é o primeiro passo prático para a implementação do PMGZ Internacional na Bolívia, após o processo de assinatura do convenio entre a instituição internacional e a ABCZ, em setembro desse ano.
“Eles já desenvolvem o registro genealógico nos mesmos moldes que fazemos aqui no Brasil. Já houve essa transferência de conhecimento anteriormente. E, a partir de agora, estamos capacitando esses técnicos para o PMGZ, na parte de provas zootécnicas e de utilização das informações genéticas para seleção e acasalamento”, ressalta Ventura.
A coordenadora técnica da Asocebu, Jovita Eguez, que foi uma das participantes do treinamento, ressalta a importância do processo para que o PMGZ leve a Bolívia, os mesmos resultados que já são percebidos no Brasil. “Precisamos receber esse conhecimento para chegarmos lá levando um bom trabalho de melhoramento, dentro do que o programa propõe. O PMGZ é muito importante para podermos avaliar melhor os animais e alcançarmos resultados perfeitos”, diz.
Além de Jovita, outros sete técnicos da Asocebu participaram do treinamento. São eles: Luis Sebastian Cuellar Del Rio, Eduardo Jordán Landívar, Gustavo Terrazas, Carlos Alfredo Ribera Yale, Osmer Duran Urzagaste, Jesús Pepe Alvarez Rodriguez e Carlos Ballivan Cortez.