Reabertura do ETR e Dia de campo na Fazenda Transmontana marcam encontro no Rio
Texto: Carla Prado
O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e o diretor das promocionais da entidade Marcelo Ártico, através do presidente da Associação de Criadores de Nelore do Rio de Janeiro (NeloRio) e membro do Conselho Consultivo da ABCZ, Luiz Adilson Bon, estiveram no Rio de Janeiro, no último dia 24 de novembro, para tratar da reabertura do Escritório Técnico Regional no estado. A maior prioridade da campanha de Arnaldo, desde o início, foi o de estabelecer o canal aberto e direto com os associados de todas as regiões do Brasil, conversando e ouvindo sobre as reivindicações regionais e as expectativas que possuem em relação à ABCZ, e foi isso que aconteceu.
O presidente ouviu todas as sugestões e demandas em relação aos serviços prestados pela ABCZ e também relacionados à pecuária em geral. Arnaldo vem cumprindo com a palavra feita em campanha, o Escritório Técnico Regional no estado do Rio será reaberto. E isso, ter um escritório local, é muito importante para todos criadores. Muita gente quando fala do Rio, lembra do estado, mas no Rio tem o interior, os pecuaristas, criadores, principalmente os novos, os que estão começando, precisam desse canal, o encontro teve um acerto altamente positivo, disse Adilson.
Também participaram do evento, criadores da raça Tabapuã, Brahman, Carlos Fernando Fontenelle Dumans - Conselheiro Consultivo da ABCZ pelo estado de Espírito Santo e criador de Guzerá, o Secretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Jair Siqueira Bittencourt Junior, o Superintendente de Defesa Agropecuária Paulo Henrique Pereira de Moraes e o Técnico da EmaterRio Roney Louvain.
Quando um presidente conhece de perto os problemas, as reivindicações dos criadores, fica muito mais fácil. Arnaldo deixou os criadores bem a vontade para falar e isso foi muito bom, disse Edgard Ramos da Silva Rego Júnior, ex - presidente da Associação dos Criadores de Tabapuã (TabaRio).
Para o diretor Marcelo Ártico, a reabertura do ETR no Rio, em torno de suas promocionais, é de extrema importância para a integração e união das raças zebuínas no estado. Estamos felizes e entusiasmados com este encontro, principalmente com os criadores que esti-veram presentes. A ABCZ, as Promocionais querem ouvir, estar próxima do criador, a reabertura do ETR vem para isso.
No mesmo dia os representantes da ABCZ também visitaram o Horto Botânico de Niterói, local onde estão instaladas a Secretaria Estadual de Agricultura, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro, a Defesa Sanitária Animal e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro – EMATER.
No sábado, dia 25, eles participaram do Dia de Campo e leilão, chancelado pela ABCZ, na Fazenda Montana, de propriedade do criador de Brahman e conselheiro consultivo da entidade, Marcos Henrique Pereira Alves. O técnico da entidade Renato Chalub também esteve no evento.
“Ficamos muito felizes em ver quantos amigos e clientes prestigiaram nosso evento. A Transmontana tem o compromisso de promover a raça Brahman e a pecuária nacional e acredito que o reconhecimento do nosso trabalho só comprova que estamos no caminho certo”. Afirmou Marcos Henrique Pereira Alves, titular do Brahman Transmontana. O evento também foi palco da confraternização anual dos brahmistas.