ABCZ recebe membro da embaixada do Haiti e diretor de universidade na Colômbia
Texto: Mário Sérgio Santos
A semana começa com visitas internacionais na sede da ABCZ. O conselheiro da embaixada da República do Haiti no Brasil, Jackson Bien-Aimé, e o diretor de relações internacionais da Universidad de Ibagué, na Colômbia, Hector Erlendi Hernandez, estiveram na entidade para conhecerem um pouco mais sobre a pecuária zebuína brasileira. A visita faz parte da programação do Congresso de Internacionalização e Educação Profissional e Tecnológica (ConInterEPT), realizado pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Na ABCZ, os visitantes foram recepcionados por membros da equipe do Museu do Zebu, departamento internacional e técnico da entidade. O grupo, que contava ainda com profissionais do IFTM, conheceu sobre a história e a importância do Zebu para os mercados nacional e internacional, durante um bate papo com o gerente do Museu do Zebu, Thiago Ricciopo, e o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian. Já na sede da entidade eles foram recebidos pelo superintendente geral da Associação, Jairo Furtado, que apresentou mais detalhes sobre o funcionamento da ABCZ.
“Já estive em Uberaba em outra oportunidade e sabia da importância do Zebu, mas não tinha um conhecimento tão aprofundado como o que adquiri hoje. Foi tudo muito interessante e agora vou levar ao governo do Haiti tudo o que descobri aqui, para criarmos parcerias”, destaca Jackson Bien-Aimé.
O diretor de relações internacionais da Universidad de Ibagué, na Colômbia, também define a visita como um ‘dia muito produtivo’ para a relação entre os dois países. “Foi uma experiência bastante positiva. Eu venho de uma região da Colômbia que tem uma vocação agropecuária muito forte, e foi muito interessante descobrir como vocês desenvolvem o setor de uma forma tão eficiente”, diz Hernandez.
ConInterEPT. O Congresso de Internacionalização e Educação Profissional e Tecnológica (ConInterEPT), realizado pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) começou hoje (27) e segue até a próxima quarta-feira. A expectativa é de que ao longo da programação outras autoridades e representantes de diversos países, entre eles Estados Unidos, França, Irlanda, Portugal e Moçambique, também desembarquem em Uberaba (MG) onde participarão de debates e palestras ligados a temas como Internacionalização e Idiomas, Ensino, Pesquisa e Extensão.