Museu do Zebu já conta com guias capacitados em projeto social
Quem passa pelo Museu do Zebu, em Uberaba (MG), aos finais de semana, já conta com uma nova equipe de guias de visitação. No último domingo (05), os portadores de deficiência capacitados em um projeto de inclusão, começaram a atuar no local. A iniciativa da ABCZ, por meio do projeto 'Zebu do Bem', tem parceria com a Associação dos Voluntários da Acessibilidade e o Instituto dos Cegos do Brasil Central.
"Foi muito bonito vê-los trabalhando. Eles estavam extremamente empolgados, e nós, claro, muito felizes", comemora Iara Marquez, primeira-dama da ABCZ, que participou da idealização do projeto.
A ação também chamou a atenção de visitantes, que elogiaram a iniciativa e o acervo do local. "Tinha uma curiosidade muito grande para saber a origem, o cérebro dessa associação que possibilita a comercialização milionária de metade de uma Matriz", destacou o turista Carlos Galdino dos Santos.
No primeiro dia de ação efetiva do projeto, três novos guias assumiram a responsabilidade de receber os visitantes: Kleber Silva, Leonardo Carone e Túlio Martins. O trabalho foi acompanhado pela equipe do Museu do Zebu, além do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e a esposa dele, Iara Marquez.
Projeto. O projeto de inclusão social que capacita portadores de deficiência como guias do Museu do Zebu foi lançado oficialmente em setembro. Desde então, jovens com diferentes níveis de deficiência participam de treinamentos. A previsão é de que a partir de agora, os guias especiais estejam no museu todos os domingos. O trabalho, que é voluntário, tem como objetivo promover a inclusão social.
"Estamos mostrando ao público do Museu a capacidade que esses jovens têm, além de promover a interação e trazer mais autoestima a eles. Ficamos satisfeitos em perceber a alegria deles", ressalta Thiago Ricciopo, gerente Executivo do Museu do Zebu.
Ricciopo revela ainda que a intenção é de que o projeto sirva de exemplo a outros museus e espaços públicos da cidade. "Eu me sinto honrado em poder fazer parte , até porque, futuramente, podemos beneficiar ainda mais deficientes!", diz Leonardo Carone, um dos jovens que participam da capacitação.