Comitiva do governo senegalês visita ABCZ
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu na manhã desta terça-feira (31) a visita de uma comitiva do Senegal. No grupo estão membros do governo, incluindo a Ministra da Pecuária, Aminata MBengue Ndiaye, além de profissionais do setor e presidentes de associações.
A comitiva do país africano desembarcou no Brasil no último domingo, em busca de conhecimento técnico sobre as raças zebuínas. O intercâmbio foi organizado pela AgroExport, empresa brasileira de comercialização e exportação no agronegócio. “Nós já fizemos visitas a alguns rebanhos como Nelore, Guzerá e Sindi. O roteiro. que ainda inclui centrais de inseminação , claro, passa pela ABCZ”, explica Alexandre Castro Cunha, diretor da AgroExport.
Na entidade, o grupo foi recebido pela gerente internacional, Icce Garbellini, que apresentou um breve histórico da ABCZ, e também pelo presidente da associação, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que divulgou detalhes do PMGZ Internacional. “O programa fornece ferramentas para o Melhoramento Genético de Zebuínos, e já assinamos contrato com a Bolívia e a Nicarágua. E muito importante mostrarmos que, além de conhecer, essas comitivas também podem levar um pouco do nosso trabalho”, destaca.
Durante a visita a ABCZ, o grupo descobriu ainda a possibilidade de parcerias acadêmicas, com a Fazu, e conferiu uma apresentação técnica sobre o Guzerá, que é uma das raças que mais despertam o interesse dos senegaleses.
“Nós estamos muito satisfeitos com tudo que vimos aqui. Deu para perceber que o trabalho realizado pela ABCZ não serve apenas para o Brasil, como para o mundo todo. O melhoramento genético desenvolvido pela entidade ao longo do ano vai servir para muitos países”, avalia a Ministra da Pecuária do Senegal, Aminata MBengue Ndiaye,
A comitiva permanece no Brasil até o próximo sábado (4).