Convênio com governo do Estado deve ampliar Pró-Genética no Mato Grosso do Sul
É grande expectativa no Mato Grosso do Sul com a assinatura do convênio entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o governo do estado para a promoção de feiras do Pró-Genética. O documento, assinado no fim do mês de setembro pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e pelo Governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, pretende aumentar a difusão do melhoramento genético no rebanho sul-mato-grossense.
“Com esse importante convênio com o governo do Estado, queremos promover um número maior de feiras e fazer com que elas cheguem a novas regiões”, comemora o diretor da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, responsável pelo Pró-Genética.
Antônio Celso Gaiotto, conslheiro da ABCZ no estado, foi um grande incentivador e mobilizador do convênio. Ele conta que, pelo documento, o governo dará total apoio ao programa. "Esta esperada ampliação de feiras é de fundamental importancia para o Estado. Queremos que os animais melhoradores cheguem a todas as regiões de Mato Grosso do Sul, fazendo avançar o nosso rebanho", destaca.
Esse é o quarto ano do programa no estado. Desde o início com o apoio da Famasul. Mas até 2016 apenas duas cidades haviam realizado a feira: Paranaíba e Três Lagoas. Em 2017, o Pró-Genética já chegou também à Figueirão e à capital Campo Grande. “Fizemos uma reunião na semana passada com os representantes do Semagro, temos a intenção de realizar oito feiras do Pro-Genética durante o que vem. Estamos acreditando que elas serão um sucesso depois da assinatura do convênio entre a ABCZ e o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul”, comemora Adriano Garcia, gerente do ETR de Campo Grande e supervisor do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) no estado.
Haroldo Henrique Moreira Di Vellasco, técnico de campo do ETR de Goiânia que também atua no Mato Grosso do Sul, também está ansioso com a ampliação do programa. Afinal, só no último evento, em Figueirão, foram comercializados 23 reprodutores. "Essa feira é elo da genética com o pequeno produtor”, finaliza.
Pelo convênio assinado com a ABCZ, o governo do Estado dará apoio ao programa através de três órgãos: Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). "São entidades importantes que darão mais peso a nossa agenda", afirma Lauro Fraga, gerente do Pró-genética.