Português
29 DE SETEMBRO DE 2017. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Pró-Genética será avaliado em pesquisa da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Pró-Genética será avaliado em pesquisa da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

O diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Rivaldo Machado Borges Júnior, recebeu na tarde de hoje (29/09), na sede da entidade, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Marcelo José Braga e o Dr. João Cruz Reis Filho, ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

O objetivo do encontro foi debater sobre o Projeto da SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que tem como objetivo a avaliação do Pro-Genética enquanto política pública. A pesquisa será realizada pela Universidade Federal de Viçosa, que irá levantar a eficiência do programa e quais os impactos econômicos e sociais que ele proporciona para o pequeno e médio pecuarista. “O Pro-Genética tem apresentado resultados satisfatórios, através dessa pesquisa vamos mensurar quais os objetivos que o produtor tem de participar do programa. Vamos coletar também sugestões e alternativas para aperfeiçoá-lo”, explica Marcelo José Braga, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Será firmada uma parceria com a Fazu para que os questionários sejam aplicados pelos universitários da faculdade, a Emater auxiliará no planejamento de logística. A meta é aplicar 208 questionários em 16 municípios mineiros.  A previsão é que o trabalho seja feito em outubro de 2017 e os resultados divulgados em março de 2018. "É muito bom ver o Pró-Genética cada vez maior e mais valorizado. Esse empenho coletivo reflete diretamente no avanço da pecuária brasileira. Estamos democratizando a tecnologia",  destaca o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, que é responsável pelo Pró-Genética.

O resultado da análise será o projeto de pesquisa de pós-doutorado na área de políticas públicas e desenvolvimento sustentável do ex secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Dr. João Cruz Reis Filho. “Minha expectativa para esse projeto é aprimorar as políticas públicas. Como o Pró-Genética nasceu em Minas Gerais, nosso estado tem a responsabilidade de medir o impacto e verificar as oportunidades de aprimoramento para que ela continue sendo referência para os outros estados e até para os outros países”, afirmou.

Também participaram da reunião Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, a superintendente adjunta de Genealogia, Gleida Marques, a gerente de desenvolvimento e pesquisa do Centro de Referência da Pecuária Brasileira, Aryanna Sangiovani Ferreira e o gerente regional da Emater, Gustavo Laterza.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar