Aplicativo Pró Genética online ganha novo módulo
A partir de agora, produtores interessados em comprar touros PO com RGD também podem cadastrar suas intenções de compra no app ABCZ MOBILE
Por Faeza Rezende
Uma videoconferência com a participação da ABCZ e de representantes dos mais de 30 escritórios regionais da Emater em Minas Gerais marcou oficialmente nesta sexta-feira (29/09) o lançamento de uma atualização do portal Pró-Genética online e do aplicativo de celular ABCZ MOBILE. As ferramentas ganharão este mês um novo módulo, que possibilitará produtores rurais cadastrarem suas intenções de compra de touros PO com RGD.
O objetivo da equipe envolvida no programa é aproximar compradores e extensionistas da Emater de vendedores de reprodutores melhoradores. “Com essa ferramenta, a negociação ficará ainda mais fácil. Uma via de mão dupla, onde vendedores também descobrirão onde estão os compradores para seus produtos”, destaca o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, que é responsável pelo Pró-Genética Online.
Atualmente, são 65 vendedores cadastrados de todas as regiões brasileiras. Estão à venda, pelo aplicativo 350 touros. Os interessados em adquirir os animais podem pesquisar por região e raças. Com a implantação do novo módulo, o inverso também estará disponível. Vale destacar que não há custo para o associado vender os touros pelo portal.
Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, destaca que é importante incentivar a divulgação de ofertas de touros na região, inclusive antes de Feiras do Pró-Genética, possibilitando que o mercado local já conheça previamente o que será comercializado. “O cadastro de compradores também será importante para identificarmos as localidades que devem receber mais eventos”, completa.
O aplicativo do Pró-Genética online foi uma solicitação da Emater-MG à ABCZ e foi formulado a quatro mãos pelas duas entidades. E desde seu lançamento, foi anunciado que seriam realizadas atualizações constantemente para atender aos produtores e associados.
“Através do aplicativo nós vamos conseguir levar essa oferta de animais melhoradores a todos os municípios do Estado, e também do Brasil. É por meio dele que iremos conseguir identificar a demanda dos potenciais compradores e também a oferta dos criadores associados a ABCZ. É um grande passo, informatizando e dinamizando a pecuária mineira, fazendo uso das tecnologias disponíveis”, destaca Glênio Martins, presidente da Emater-MG.