Português
27 DE SETEMBRO DE 2017. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Raça Gir Leiteiro tem nova recordista mundial

Raça Gir Leiteiro tem nova recordista mundial

A matriz HELGA FIV TOLA é a nova recordista da raça Gir Leiteiro. Ela venceu hoje o concurso leiteiro da 19ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro, feira que acontece até sábado (30) no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O animal da expositora Maria Tereza Lemos Costa Calil registrou produção total de 235.110 kg/leite e produção média de 78.370 kg/leite, e levou para a Fazenda Paraíso, em Franca (SP) o título de Grande Campeã da categoria Vaca Adulta. A selecionadora também é a dona da recordista anterior, a vaca BANDEIRA FIV TOLA, que produziu média de 77.566 kg/leite. “Esses recordes mostram a evolução da raça. O trabalho de seleção que vem sendo feito está mostrando todo o potencial do Gir Leiteiro”, comemora.

A reservada grande campeã foi SETIBA II FIV do expositor José Mário Miranda Abdo, com produção de 196.510 kg/leite e produção média de 65.503 kg/leite. A matriz MARINGÁ DE BRÁS, do expositor fazenda Brasília Agropecuária recebeu o título de melhor úbere (vaca adulta).

Na categoria vaca jovem, a campeã foi OVAÇÃO DE BRASÍLIA, do expositor José Afonso Bicalho B. da Silva, teve produção total de 186.890 kg/leite e produção média de 62.296 kg/leite. A matriz OVAÇÃO DE BRASÍLIA também recebeu o título de melhor úbere (vaca jovem).

Na categoria fêmea jovem, a vencedora foi ALICCIA CABO VERDE, do expositor José Coelho Vítor, teve produção total de 144.260 kg/leite e produção média de 48.086.

Participaram do concurso 34 matrizes durante quadro dias de prova.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar