Português
22 DE SETEMBRO DE 2017. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Projeto de inclusão vai capacitar deficientes como guias do Museu do Zebu

Projeto de inclusão vai capacitar deficientes como guias do Museu do Zebu

O local que reúne o principal acervo da zebuinocultura no país também será marcado por uma ação inovadora de inclusão social. Começou nesta sexta-feira (22) a capacitação de portadores de deficiência como guias do Museu do Zebu. O projeto é desenvolvido em parceria com entidades e ONGs de Uberaba (MG), que já atendem jovens e adultos com diferentes níveis de deficiência.

“O que buscamos com essa parceria é promover a inclusão social, mostrando ao público do Museu a capacidade que esses jovens têm. Tanto é que mesmo o museu sendo um espaço praticamente todo visual, teremos cegos trabalhando como guias de visitação. É, sem dúvida nenhuma, um projeto muito importante e muito bonito”, ressalta Thiago Ricciopo, gerente Executivo do Museu do Zebu.

O projeto foi desenhado a partir de uma série de conversas entre a equipe do Museu do Zebu, a primeira dama da ABCZ, Iara Marques, e a fundadora da ONG Voluntários da Acessibilidade, Cláudia Helena Maia. “Nossa ONG tem como uma das principais bandeiras inserir os deficientes no mercado de trabalho. E a partir dessas conversas descobri, com a Iara, que no Museu também já havia uma proposta nesse sentido. E estou muito feliz, porque vamos mostrar que não existem fronteiras para essas pessoas”, destaca Cláudia Helena.

A proposta é que o grupo atue como guia aos finais de semana, a partir do mês que vem. Nesse primeiro dia de capacitação três pessoas participaram do processo. A primeira etapa foi a apresentação de todos os espaços do museu, para que os deficientes visuais criem um mapa mental do local. Também foi contada a história de algumas peças.

“Eu me sinto honrado em poder fazer parte desse projeto, até porque estamos dando início a um processo que futuramente pode se estender a outros museus e beneficiar ainda mais deficientes. Estou muito feliz!”, diz Leonardo Carone, um dos jovens que participam da capacitação.



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar