Português
25 DE AGOSTO DE 2017. POR LARISSA VIEIRA

ABCZ realiza capacitação com mais de 100 técnicos

ABCZ realiza capacitação com mais de 100 técnicos

Com uma das maiores equipes técnicas de campo do setor pecuário, a ABCZ promove esta semana, em conjunto com a ExpoGenética 2017, uma série de eventos de capacitação para seus 102 técnicos. São profissionais que atendem criadores de Norte a Sul do Brasil, tanto na área de registro genealógico quanto em relação ao melhoramento genético do rebanho, por meio do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos).  “Esta capacitação anual, que tradicionalmente ocorre na ExpoGenética, é o momento de alinharmos conceitos e apresentar novas tecnologias ao corpo técnico. Como o trabalho do técnico da ABCZ vai muito além registro, é na verdade uma extensão rural, é fundamental que ele esteja qualificado e em sintonia com as tendências de mercado para prestar um bom atendimento.”, explica a superintendente adjunta de Genealogia, Gleida Marques.
Ao longo da semana, os técnicos já participaram de palestras sobre seleção genômica, adaptabilidade e rusticidade das raças zebuínas, melhoramento genético, marketing, regulamento do registro genealógico, programa Pró-Genética. Para o técnico Jordan Meneses Alves, que atua na região de Brasília e trabalha há 12 anos na ABCZ, é cada vez mais crescente a busca dos criadores por informação, especialmente as novas gerações. “O atual cenário exige do técnico uma capacitação constante e durante a ExpoGenética é um momento que podemos trocar informações e aprender mais sobre as novas tecnologias.”, destaca Jordan.
Além das palestras, os técnicos tiveram capacitação sobre o registro de Guzolando, que é um cruzamento entre as raças Guzerá e Holandês, e reunião com a diretoria da ABCZ para tratar de novos projetos. “Tivemos uma importante reunião com a diretoria da ABCZ e os primeiros parceiros do projeto Carne de Zebu. Sem dúvida será um divisor de águas no que se refere à divulgação da qualidade da carne do Zebu brasileiro!”, diz o técnico Haroldo Velasques Agradecemos a esta diretoria pela iniciativa e incentivo ao corpo técnico para o avanço deste trabalho. Para a técnica Marcela Galvão, que presta atendimento no Nordeste, os treinamentos ajudam a tornar o atendimento no campo mais eficiente. “Na região, nem todos os criadores têm acesso fácil às informações e, nós, técnicos da ABCZ, acabamos fazendo essa ponte entre as novas tecnologias e o criador. Por isso, precisamos estar bem informados.”, assegura Marcela, que desde 2012 trabalha na entidade. 
Com a responsabilidade de coordenar o Escritório Técnico Regional de Cuiabá, o técnico André Borges destaca que a capacitação anual durante a ExpoGenética ajuda a alinhar conceitos levados ao campo, para que toda a equipe da ABCZ trabalhe em sintonia e dentro de uma mesma linha de pensamento. “A ABCZ cresceu muito nos últimos anos e a responsabilidade de levar informação correta para o produtor é enorme. Realizamos diariamente um trabalho de melhoramento dos rebanhos de funestamente importância para o crescimento da pecuária nacional.”, esclarece André, técnico da ABCZ há 30 anos.
Com um corpo técnico presente em 25 unidades da Federação, a ExpoGenética tornou-se para todos esses profissionais um momento também de aprender com a experiência um dos outros. “Esse feedback é essencial, pois acabamos encontrando soluções para as demandas de criadores que atendemos a partir da experiência relatada por um colega de de outro Estado.”, assegura o técnico Marcos Mendes, que atende criadores do Norte de Minas e está há 23 anos na ABCZ.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar