Português
24 DE AGOSTO DE 2017. POR FAEZA REZENDE

Mérito ExpoGenética ABCZ será entregue nesta sexta-feira (25)

Mérito ExpoGenética ABCZ será entregue nesta sexta-feira (25)

Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vai homenagear quatro personalidades da pecuária com o Mérito ExpoGenética ABCZ nesta sexta-feira (25). O troféu será concedido a profissionais que se empenham na promoção do melhoramento genético das raças zebuínas.

Essa será a primeira vez que o Mérito Expogenética ABCZ integrará a programação da Expogenética 2017. A entrega será durante a apresentação dos resultados da 8ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT). O troféu, com o mesmo formato da campanha publicitária da feira, foi desenvolvido pelo artista José Otávio Lemos.

Receberão a honraria: na categoria Criador, João Carlos Di Gênio; na categoria Técnico PMGZ Corte, Cristovam Barbosa de Oliveira; na categoria PMGZ Leite, Mariana Alencar; e  na categoria pesquisador Luiz Otávio Campos da Silva, da Embrapa Gado de Corte.

Conheça mais sobre os homenageados:

João Carlos Di Gênio médico formado pela Universidade de São Paulo ficou conhecido pela forte atuação na área educacional. Foi Diretor Fundador do Colégio Integrado Objetivo, do Curso Objetivo Pré-Vestibulares, da Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado, além de Diretor Presidente das Faculdades Objetivo e Reitor da Universidade Paulista. Na pecuária, se dedica desde a década de 70 a seleção da raça Nelore, sempre empenhado na utilização de ferramentas para o melhoramento genético, como Inseminação Artificial e Transferência de Embriões. A forte seleção em cima de fertilidade e habilidade materna nas fêmeas e circunferência escrotal nos machos tem sido reconhecida com excelentes resultados no PMGZ (Programa de Melhoramento Genético Zebuíno) da ABCZ.

Cristovam Barbosa de Oliveira tem 67 anos e atua como Técnico de Campo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) no Escritório Técnico de Cuiabá desde 2002, onde contribui com a promoção do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético Zebuíno).  Engenheiro Agrônomo, formou-se pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves em 1974 e concluiu o Curso de Julgamento das Raças Zebuínas em 1975.  Em 2013, teve sua atuação no setor pecuário reconhecida com o Titulo de Cidadão Mato-grossense pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Mariana Alencar Pereira é zootecista, formada pela Pontifícia da Universidade Católica de Goiás, mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e doutoranda em Zootecnia (concentração em Genética e Melhoramento Animal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua como Gerente de Melhoramento Genético do PMGZ Leite na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, entidade à qual já se dedica há mais de 10 anos, tendo atuado como estagiária, auxiliar técnica, técnica de campo e pesquisadora de Melhoramento Genético.

Luiz Otávio Campos da Silva formou-se em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1977. É Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. Participou de treinamentos sobre genética em universidades no Canadá e nos Estados Unidos.  Desde janeiro de 1982, Luiz Otávio é pesquisador da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Também já colaborou com a EPAMIG e trabalhou ainda como: diretor na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do RJ; e professor em universidades federais e estaduais. O pesquisador continua contribuindo na formação acadêmica coorientando alunos junto às universidades UEM, UFF, UFMS, UTFPR e UFMG.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar