Criadores e técnicos votam na escolha de touros PNAT 2017
O dia foi movimentado no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa. Na programação da Expogenética, o início da votação para a escolha dos touros PNAT. Técnicos avaliadores atentos, concentrados, com olhar clínico apurado. Mãos ágeis e rápidas nas anotações nos papéis presos à prancheta. De curral em curral, percorrendo todo o pavilhão multiuso, os profissionais da ABCZ avaliaram os 65 touros candidatos ao PNAT 2017. A raça com o maior número de representantes é a Nelore com 38 inscritos, seguida por Sindi (11), Nelore Mocho (6), Tabapuã (4) e Guzerá (3).
A novidade dessa edição ficou por conta da votação eletrônica. Os avaliadores receberam uma planilha, onde marcaram os animais escolhidos e ao final confirmaram os votos nos computadores instalados no pavilhão multiuso. Durante a observação foram avaliadas características funcionais, aprumo dos animais, características de reprodução, umbigo, testículo e outras características morfológicas. “Esses animais serão os pais das futuras gerações. Bem escolhidos eles irão para uma central, e ela envia sêmen para o Brasil todo, e tem uma pitadinha de cada um de nós nessa responsabilidade e com isso vai melhorando também os níveis da pecuária nacional”, afirmou André Luis Lourenço Borges, responsável técnico do ETR de Cuiabá.
A votação para a escolha dos melhores exemplares começou hoje (23/08) no período da manhã, momento em que os criadores tiveram a oportunidade de eleger os seus favoritos. A somatória das duas avaliações irá eleger os melhores animais dessa edição. Serão eleitos pelos dois grupos: dois touros Brahman, dois Guzerá, quinze Nelore e Nelore Mocha, dois Sindi e dois Tabapuã. “O PNAT é um processo democrático desde a sua origem, quando ele filtra os animais através da avaliação genética ele já identifica em todo o país, qualquer que seja o tamanho do criatório e qualquer estado que ele esteja. O criador que está fazendo um trabalho bem orientado ele vai ter animais candidatos ao PNAT”, explica Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.
Os mais votados serão apresentados para as centrais amanhã (24/08), quando, das 8h às 12h, os representantes das empresas escolherão os melhores. Os touros classificados nesta 8ª edição serão divulgados na sexta-feira (25/08), a partir das 9 horas.