Português
22 DE AGOSTO DE 2017. POR LARISSA VIEIRA

Genômica trará grandes avanços à pecuária, garantem especialistas

Genômica trará grandes avanços à pecuária, garantem especialistas

A seleção genômica foi o tema central da segunda mesa redonda da ExpoGenética 2017. O debate ocorreu nesta terça-feira (22/08), no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, com a presença de dezenas de técnicos, pesquisadores e pecuaristas. O professor da Universidade Federal de Viçosa, Fabyano Fonseca e Silva, fez uma introdução ao tema, apresentando como a genômica funciona e alguns resultados já alcançados no mundo. Já o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso Flores, falou sobre a aplicação da genômica em programas de melhoramento genético. Os dois, que são consultores do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), reforçaram a importância de se ampliar a genotipagem do rebanho para o avanço da seleção genômica. A ABCZ está incorporando a genômica ao PMGZ.
Entre as principais vantagens da genômica estão o ganho em acurácia, com a maximização do melhoramento genético ao longo do tempo, e o controle da endogamia. Para determinadas características, o auxílio da genômica na seleção de bovinos será altamente impactante, como consumo e eficiência alimentar, resistência à doenças/parasitas, qualidade de produto (maciez, perfil de ácidos graxos, etc.). Essas são características de alto valor econômico para a pecuária de corte. 
A genômica ainda poderá auxiliar para destacar do rebanho animais com defeitos genéticos recessivos, que não são detectados em uma avaliação visual do bovino, mas podem ser transmitidos às futuras gerações e causar prejuízos. 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar