Português
18 DE AGOSTO DE 2017. POR LARISSA VIEIRA

Divulgado resultado do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do PNAT

Divulgado resultado do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar  do PNAT

Faltando uma semana para o anúncio dos reprodutores classificados para a oitava bateria do Programa Nacional de Avaliação Touros Jovens (PNAT), a ABCZ finalizou o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), que é a novidade desta edição. Foram testados 89 exemplares das raças Nelore e Nelore Mocho na fazenda-escola da FAZU, em Uberaba/MG, durante 109 dias, sendo 42 de adaptação e 67 de avaliação efetiva. 
Esta semana, ocorreram as últimas etapas do TDEA, cujos dados integraram o índice final de cada animal participante. Os touros passaram por exame de ultrassonografia de carcaça e depois por exame  andrológico. Os touros tiveram de comprovar a eficiência reprodutiva, por meio de avaliação da qualidade do sêmen realizada pelo laboratório ASBIA-BIO. 
Dos 89 animais participantes, 44 foram classificados para a fase final do PNAT. Eles já estão no Parque Fernando Costa e se juntam aos outros 28 touros das raças Brahman, Guzerá, Tabapuã e Sindi que participarão da última etapa do programa, que é a votação de técnicos, criadores e centrais de inseminação agendada para os dias 23 e 24 de agosto. O resultado final será divulgado no dia 25 de agosto, das 9h às 12h.
Entenda o TDEA
Iniciado no dia 23 de abril, o TDEA mensurou o consumo alimentar individual e o de água dos animais. Nesta primeira edição participaram apenas as raças Nelore e Nelore Mocha, mas em 2018 as demais raças zebuínas devem aderir ao teste. Ocorreram pesagens diárias por meio de um sistema automatizado e também pesagens a cada 14 dias, antes do trato da manhã. Todos esses dados foram utilizados para calcular o Ganho Médio Diário (GMD) e o Consumo Alimentar Residual (CAR). Os touros foram divididos em quatro grupos, de acordo com cada faixa etária (idade final de 18 a 21 meses, 21 a 24 meses, 24 a 27 meses e 27 a 30 meses, com data-base em 15/08). 
Para o superintendente Técnico da ABCZ Luiz Antonio Josahkian, a proposta de desafiar os touros do PNAT em relação à eficiência alimentar mostrou-se importante para a seleção do zebu. “O resultado apontou que os padrões de consumo e o ganho de peso são bem diferentes entre os animais avaliados, o que justifica continuar realizando esse tipo de teste para  identificar dentro dos rebanhos os exemplares que mesmo comendo menos têm bom ganho de peso.”, esclarece Josahkian.
O superintendente Técnico-adjunto de Melhoramento Genético, Henrique Ventura, ressalta que avaliar a eficiência alimentar é importante dentro da realidade da pecuária nacional, pois os gastos com alimento têm grande impacto no custo final de produção.

Confira o resultado abaixo

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar