Em carta ao governo, ABCZ destaca importância da MP do Funrural e cobra apoio para emendas
O presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, encaminhou carta ao presidente da República, Michel Temer, ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e ao presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Nilson Leitão. No documento, o representante da entidade, que possui mais de 21 mil associados, ressalta a importância da aprovação da Medida Provisória (MP) 793/17, que atenuou o impacto do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), e ressaltou a necessidade de emendas ao texto.
Confira a carta na íntegra:
A recente publicação da Medida Provisória (MP) 793/17, que atenuou o impacto do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), trouxe mais tranquilidade para os milhares de produtores rurais do país. Foram meses de negociações, durante os quais nós, produtores rurais, nos sentimos inseguros, enxergando a eminente inviabilidade dos nossos negócios no campo.
Com a MP, vimos flexibilizado o pagamento do Funrural, assim como a evidente valorização e o reconhecimento da importância do agronegócio para a economia brasileira. E, por isso, nós, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), agradecemos o empenho da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), representando nossa classe neste importante processo, bem como do Governo Federal em acolher grande parte das reivindicações do nosso setor.
Todavia, é pública e notória a necessidade de que essa Medida Provisória sofra alterações e seja melhorada com emendas parlamentares para que o setor suporte, efetivamente, arcar com o seu passivo tributário. Estamos discutindo sugestões a serem apresentadas à FPA, as quais, acreditamos, serão consideradas e acatadas.
Na oportunidade, reafirmamos o nosso compromisso de continuar, como sempre fizemos, trabalhando pelo Brasil, investindo em tecnologia, gerando empregos e renda no campo, e, principalmente, contribuindo para a produção sustentável de carne e leite de qualidade, através do registro, melhoramento genético e promoção das raças zebuínas.
Cordialmente,
Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges
Presidente ABCZ