Presidente da ABCZ apresenta proposta de parceria para Asocebu Costa Rica
O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, esteve na última semana na Costa Rica, onde se reuniu com o presidente da Asocebú (Asociación de Criadores de Cebú), Leonardo Luconi Cohen. A reunião foi realizada durante a ExpoLiberia, na cidade de Liberia, capital da província de Guanacaste, um centro importante da pecuária costarriquenha.
“Pude explicar como é feito o nosso registro genealogócio e apresentar os detalhes do nosso programa de melhoramento genético, o PMGZ. Mostrei o quanto essas ações poderiam agregar ao rebanho da Costa Rica. Eles já possuem bons animais, importam oficialmente sêmen e embriões bovinos do Brasil e poderiam ter uma seleção ainda mais apurada com o registro e o programa de melhoramento”, comenta o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel, que também propôs parceria com a Fazu na formação de profissionais nas áreas de Agronomia e Zootecnia.
Segundo o presidente da ABCZ, por enquanto, não existe nenhum registro oficial de animais na Costa Rica, sendo que as marcações e acompanhamento são feitos pelos próprios criadores.
Durante o encontro, foi levantada possibilidade de um técnico da Costa Rica passar uma temporada no Brasil para conhecer melhor todo o processo. Vale lembrar que, em maio, durante a reunião da Federação Internacional dos Criadores de Zebu (FICEBU) na programação da ExpoZebu 2017, foi lançada oficialmente a versão internacional do PMGZ, que vai transmitir tecnologia para os outros países. Na época, esteve presente na exposição um representante da Costa Rica.
ExpoLiberia. A ExpoLiberia foi realizada entre os dias 20 e 30 de julho e contou com mostra, leilões e julgamento de animais das raças zebuínas Gir, Brahman e Nelore. Arnaldo Manuel também participou como jurado da exposição, avaliando Nelore. E, durante a feira, o presidente da ABCZ recebeu uma placa de agradecimento pela parceria com a Asocebu.