ABCZ participa de reunião da COSALFA
Representantes de 13 países integrantes da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (COSALFA) participaram nesta quinta-feira (20/07) de uma reunião extraordinária em Brasília/DF. A ABCZ foi representada no evento pelo superintendente técnico da Associação de Criadores de Zebu do Planalto (ACZP) e presidente do Conselho Deliberativo Técnico, Marcelo Toledo. O tema central da Reunião de Seguimento foi a Resolução I da 44ª COSALFA , referente ao Banco Regional de Antígenos/Vacinas de Febre Aftosa (BANVACO).
A reunião de caráter extraordinário foi desencadeada após o ICA (Instituto Colombiano Agropecuário) ter comunicado, no dia 24 de junho de 2017, à Organização Mundial de Saúde Animal a detecção de um foco de febre aftosa causado por um vírus tipo “O” em um rebanho bovino, localizado no município de Tame, departamento de Arauca. O surgimento do foco de febre aftosa na Colômbia, ocorre depois de um período de quatro anos sem notificações da doença no continente, e não só teve um impacto para o setor agropecuário de Colômbia, como também, foi levantado preocupações sobre o risco que representa para as metas do Programa Hemisférico de Erradicação de Febre Aftosa.
Ao abrir a reunião, o diretor da PANAFTOSA-OPS/OMS, Dr. Ottorino Cosivi, explicou como funciona a Resolução I. Na seqüência, técnicos do PANAFTOSA abordaram assuntos diversos referentes ao convênio constitutivo, ao projeto técnico e ao orçamento do BAVACO. "Dentre os 13 países que integram a COSALFA, ficou muito claro nas discussões, a participação efetiva do Brasil e da Argentina nas proposições. Varias propostas foram apresentadas por vários países integrantes, muitas delas foram aceitas, outras recusadas. ", explicou Toledo.
Amanhã, ele participa da 6ª Reunião Extraordinária da COSALFA, também em Brasília. Na agenda, estão: Apresentação das ações de controle sanitário e de investigação epidemiológica do foco de febre aftosa de Colômbia, 2017; Apresentação dos resultados de laboratório efetuados a cepa viral aislada do foco de febre aftosa; Avaliação e Gestão de Riscos associados a ocorrência do foco de Colômbia no contexto do PHEFA. No resultado final, as propostas aprovadas vão integrar um Manual a ser elaborado pela OIE.