5º Dia D da Fazenda Carnaúba mostra a qualidade da pecuária nordestina
O 5º Dia D da Fazenda Carnaúba, realizado entre os dias 14 e 16 de julho, em Taperoá, na Paraíba, apresentou ao público uma programação repleta de informação técnica, gastronomia, artesanato, exposição de caprinos e ovinos, além da venda de animais. Durante o evento, houve a inauguração do “Pavilhão Clívia Maria”, amplo espaço coberto reservado para as principais atividades técnicas, comerciais, culturais e sociais da Carnaúba.
O evento vem ganhando grande proporção a cada ano e contou nesta edição com a participação de diversos segmentos da sociedade, como criadores, pesquisadores, professores, estudantes, artistas regionais, trabalhadores rurais, artesãos, representantes de empresas, de centros de pesquisa e de associações e núcleos de criadores. O conselheiro consultivo da ABCZ na Paraíba, Paulo Roberto de Miranda Leite, representou o presidente da entidade, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, no Dia D da Fazenda Carnaúba. “Este evento simboliza a garra de uma família afeita às origens ancestrais do homem rural nordestino e também de seus antepassados. Assim é o ‘Dia D’ da Fazenda Carnaúba, fazendo história para orgulho das mulheres e homens desse imenso e sofrido semiárido.”, destaca Paulo Roberto de Miranda Leite.
A logomarca da ABCZ foi encravada no obelisco dedicado as marcas (ferros) da família e dos amigos da Carnaúba. Dessa simbologia, participaram o conselheiro Paulo Roberto de Miranda Leite e o técnico da ABCZ, Luciano Trindade Bezerra.
A programação ainda contou com momentos de cultura, cursos sobre queijos artesanais com degustação, venda de livros, exposições de cães pastores adestrados, cavalgada, trios de forró pé de serra animando o ambiente e uma confraternização espontânea de pessoas vindas de 12 Estados do Brasil. Também foram realizadas excursões à fazenda da família, onde milhares de caprinos, ovinos e bovinos, constituídos por 18 raças, foram apresentados aos visitantes, além das demonstrações de práticas culturais próprias ou autênticas para o semiárido e a adequação de novos equipamentos.
A Fazenda Carnaúba é referência nacional em seleção genética de Guzerá e Sindi e também de caprinos e ovinos. Localizada no semiárido nordestino, a propriedade registra altos índices de produtividade, tanto de leite, quanto de corte. O leite produzido pelos animais das raças Guzerá e Sindi é utilizada na fabricação de queijo artesanal. O pecuarista Manuel Dantas Vilar Filho, mais conhecido como Manelito, administra a Carnaúba, que pertence à família desde o século 18, com o apoio dos filhos. “A grande vocação das terras secas é pecuária de ruminantes e isso já começa a ser considerado, graças a Deus.”, costuma dizer Manuelito.