Membros do CDT visitam touros que participam de prova do PNAT
Representantes das raças Brahman, Guzerá, Sindi e Nelore, membros do Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ (CDT), estiveram hoje (13) na Fazu para conhecerem um pouco mais sobre o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar que está sendo desenvolvido com animais participantes do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT). O procedimento foi adotado pela primeira vez no programa, para animais Nelore e Nelore Mocho.
Entre os visitantes estão Adalberto Cardoso, Charles Maia e Edivan Maciel (Brahman); Adriano Varela (Guzerá); Ronaldo Bichuetti e Rodrigo Madruga (Sindi); e Ricardo Goulart (Nelore), que possui dois animais na prova. “Fiquei impressionado com tudo o que vi. O teste é extremamente eficaz, e engradeceu bastante o PNAT. A estrutura montada foi muito boa, e nós percebemos pela calma dos animais e a aparência deles, que o manejo e a nutrição são bons”, diz Goulart.
Também participaram da visita o diretor da ABCZ, Valdecir Marin, o Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético, Henrique Ventura, e o gerente do Pró-Genética, Lauro Fraga. O grupo foi recebido pelo diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, e o aluno Sávio Caldeira.
A prova. O Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar tem duração de 109 dias, sendo 42 de adaptação e 67 de prova efetiva. Os animais estão agrupados em classes de idade, e somente são conduzidos a etapa seguinte os que se classificarem como superiores à média obtida no grupo, e apresentarem padrão inquestionável para comercialização de sêmen. Outras variáveis fenotípicas são mensuradas como as características de carcaça obtidas por meio de ultrassonografia.
Como o teste é feito apenas em animais Nelore e Nelore Mocho, os criadores interessados em inscrever touros de outras raças no PNAT 2017, devem seguir o processo tradicional, na ABCZ, sendo que o prazo de inscrições termina no próximo dia 31.