Português
11 DE JULHO DE 2017. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Durante reunião, ABCZ e Embrapa estudam novas parcerias

Durante reunião, ABCZ e Embrapa estudam novas parcerias

Os diretores da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Fabiano Mendonça e Rivaldo Machado Borges Júnior, e o consultor João Gilberto Bento receberam representantes da Embrapa Cerrados na última terça-feira (04/07) na sede da ABCZ em Uberaba (MG). Estavam presentes no encontro o pesquisador chefe geral Cláudio Takao Karia, o pesquisador Luiz Adriano Maia Cordeiro e o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento Marcelo Ayres Carvalho.

Durante a reunião, foi discutida a renovação da Unidade de Referência Tecnológica (URT), projeto que a Embrapa e a ABCZ desenvolvem na Estância Orestes Prata Tibery Júnior. No local, a entidade conta com uma área para desenvolvimento e difusão dos modelos ILP, ILPF, recuperação de pastagem, lançamento de novas cultivares de forrageiras, dentre outros. "É um projeto que vai contribuir muito com a pecuária nacional. Ampliando nossa parceria com a Embrapa, poderemos oferecer ainda mais oportunidades de acesso a tecnologia para nossos associados", explica Rivaldo Machado Borges Júnior.

O objetivo da Embrapa é explorar a área com a implantação de novas variedades de plantas, principalmente a BRS RB331 Ipyporã e a BRS Quênia, ambas com altas resistências às cigarrinhas das pastagens. Também ficou definida a recuperação de pastagem em sistema ILP realizando culturas de soja e milho, ampliação de área de plantio de floresta, além de novas alternativas para floresta usando frutas do cerrado, dentre elas o Baru. “Vamos mudar a estratégia da parceria, transformando a Estância Orestinho não só no local do evento da ExpoZebu Dinâmica, mas sim também em uma Unidade de Referência Tecnológica permanente, onde possamos realizar cursos, treinamentos e área de demonstração para os produtores”, comenta Cláudio Takao Karia, pesquisador chefe geral da Embrapa Cerrados.

Todo o projeto terá o apoio e a participação do departamento de produção sustentável do Ministério da Agricultura que irá auxiliar nos custos da implantação. A previsão é que ele seja iniciado em setembro.



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar