Português
11 DE JULHO DE 2017. POR FAEZA REZENDE

Novas Deps para a raça Tabapuã são apresentadas às Associações Promocionais

Novas Deps para a raça Tabapuã são apresentadas às Associações Promocionais

Nesta segunda-feira (10/07), o Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura, apresentou a grande novidade das avaliações genéticas do PMGZ 2017/ segundo semestre para os representantes das Associações Promocionais das raças Zebuínas. As novas Deps (Diferença Esperada na Progênie)  para a raça Tabapuã serão publicadas no Sumário Impresso de Touros e no Sistema Integrado de Avaliação Genética (SIAG).

“Com essa apresentação, foi possível demonstrar que a ABCZ está trabalhando para atender as demandas de todas as raças. Neste caso, foi um pedido dos criadores de Tabapuã, que trabalharam em avaliações de ultrassonografia, o que possibilitou a publicação dessas DEPs”, informa o Superintendente, acrescentando: “Estamos à disposição de todas as Associações para adequarmos o PMGZ às necessidades de cada uma delas”.

As novas Deps são relacionadas à qualidade da carcaça - Área de Olho de Lombo (AOL) e Acabamento de Carcaça (ACAB), sendo o PMGZ o primeiro programa de melhoramento genético a produzir esse tipo de avaliação para a raça Tabapuã no Brasil. As novidades serão apresentadas durante a 10ª ExpoGenética.

Vale destacar que, durante o encontro, também foram apresentados os novos números relacionados ao PMGZ. O banco de dados atingiu mais de 13 milhões de animais avaliados das raças:  Brahman (322.881), Gir (521.139), Guzerá (445.158), Indubrasil (33.822), Nelore(11.316.578), Sindi (37.228) e Tabapuã (515.234). Ainda de acordo com o Superintendente, é cada vez maior o número de criadores adeptos ao programa. Só no primeiro semestre deste ano, foram inscritos 99 novos rebanhos ( com 12.949 matrizes), atingindo 1.910 usuários. 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar