Português
06 DE JULHO DE 2017. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Touros do PNAT passam por mais uma pesagem antes da ExpoGenética

Touros do PNAT passam por mais uma pesagem antes da ExpoGenética

Os 89 touros participantes do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar na Fazu, em Uberaba, passaram por mais uma pesagem hoje (06). A prova é uma das novidades da ExpoGenética 2017, que incorporou o teste como etapa obrigatória para inscrição de animais das raças Nelore e Nelore Mocho no Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT).

 “Esses animais estão em confinamento desde o dia 27 de abril. O acompanhamento alimentar é feito diariamente por sistema automatizado que mensura o consumo. Mas, além disso, são realizadas pesagens a cada 14 dias. Os pesos serão utilizados para cálculo do Ganho Médio Diário (GMD) e Consumo Alimentar Residual (CAR)”, explica Juliana Paschoal, Coordenadora do Curso de Zootecnia da FAZU.

Ela revela ainda que o teste tem duração de 109 dias, sendo 42 de adaptação e 67 de prova efetiva. Os animais estão agrupados em classes de idade, e somente são conduzidos a etapa seguinte os que se classificarem como superiores à média obtida no grupo, e apresentarem padrão inquestionável para comercialização de sêmen. Outras variáveis fenotípicas são mensuradas como as características de carcaça obtidas por meio de ultrassonografia. 

Outras raças. Como o teste é feito apenas em animais Nelore e Nelore Mocho, o gerente do Pró-Genética, Lauro Fraga, reforça que os criadores interessados em inscrever touros de outras raças no PNAT 2017, devem seguir o processo tradicional, na ABCZ. “O prazo de inscrições termina no próximo dia 31. É muito importante que todos esses criadores já se organizem, porque os animais precisam estar no Parque Fernando Costa no dia 18 de agosto”, destaca.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar