Turma de mestrado da UFRJ visita ABCZ
Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro esteve hoje (01/06) na sede da ABCZ, em Uberaba (MG). A visita faz parte de um projeto desenvolvido com alunos de uma turma de mestrado em Geociência.
“Essa é a segunda vez que trazemos alunos aqui. Além de conhecer um pouco da geologia de Uberaba, muito forte por conta dos fósseis de Peirópolis, estamos conhecendo toda a cultura que envolve esse lugar, seguindo aquela proposta do Geoparque. A visita sempre vale muito a pena”, comemora a professora Kátia Mansur.
Na ABCZ o grupo foi recepcionado pelo historiador e gerente executivo do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo, que apresentou detalhes sobre a história da pecuária zebuína no país.
“Muitos brasileiros não têm ideia da riqueza que temos. Tudo isso é muito interessante. Como diria Nelson Rodrigues, é aquele ‘complexo de vira-lata’ que não deixa as pessoas enxergarem essa nossa história tão importante”, destaca Kátia.
A turma, que chegou a Uberaba no começo da semana, é acompanhada pelo coordenador do Geoparque Uberaba e conselheiro da ABCZ, Luiz Carlos Ribeiro. “O Geoparque também tem essa função de ser um centro de educação por meio do turismo”, destaca ele.
Geoparque. O Geoparque Uberaba foi lançado oficialmente durante a ExpoZebu 2017. A iniciativa é fruto de uma parceria entre ABCZ, Prefeitura de Uberaba e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
O projeto envolve a criação de uma espécie de roteiro turístico na cidade, passando inicialmente por cinco pontos identificados como geossítios e sítios históricos e culturais. São eles: Parque Fernando Costa (ABCZ), Memorial Chico Xavier, Fazenda Cassu, Peirópolis e igreja Santa Rita.