Português
01 DE JUNHO DE 2017. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Turma de mestrado da UFRJ visita ABCZ

Turma de mestrado da UFRJ visita ABCZ

Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro esteve hoje (01/06) na sede da ABCZ, em Uberaba (MG). A visita faz parte de um projeto desenvolvido com alunos de uma turma de mestrado em Geociência.

“Essa é a segunda vez que trazemos alunos aqui. Além de conhecer um pouco da geologia de Uberaba, muito forte por conta dos fósseis de Peirópolis, estamos conhecendo toda a cultura que envolve esse lugar, seguindo aquela proposta do Geoparque. A visita sempre vale muito a pena”, comemora a professora Kátia Mansur.

Na ABCZ o grupo foi recepcionado pelo historiador e gerente executivo do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo, que apresentou detalhes sobre a história da pecuária zebuína no país.

“Muitos brasileiros não têm ideia da riqueza que temos. Tudo isso é muito interessante. Como diria Nelson Rodrigues, é aquele ‘complexo de vira-lata’ que não deixa as pessoas enxergarem essa nossa história tão importante”, destaca Kátia.

A turma, que chegou a Uberaba no começo da semana, é acompanhada pelo coordenador do Geoparque Uberaba e conselheiro da ABCZ, Luiz Carlos Ribeiro. “O Geoparque também tem essa função de ser um centro de educação por meio do turismo”, destaca ele.

Geoparque. O Geoparque Uberaba foi lançado oficialmente durante a ExpoZebu 2017. A iniciativa é fruto de uma parceria entre ABCZ, Prefeitura de Uberaba e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

O projeto envolve a criação de uma espécie de roteiro turístico na cidade, passando inicialmente por cinco pontos identificados como geossítios e sítios históricos e culturais. São eles: Parque Fernando Costa (ABCZ), Memorial Chico Xavier, Fazenda Cassu, Peirópolis e igreja Santa Rita.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar