Português
06 DE MAIO DE 2017. POR LARISSA VIEIRA

ASBIA inicia atividades do Laboratório de Análise de Sêmen

ASBIA inicia atividades do Laboratório de Análise de Sêmen

Com expectativa de elevar o número de análises de sêmen animal em 2017, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) já iniciou as operações do Laboratório de Análise de Sêmen ASBIA-BIO. A solenidade de descerramento da placa em homenagem ao marco inicial das atividades ocorreu esta semana, no dia 3 de maio, em Uberaba/MG, na maior feira de bovinos do país, a ExpoZebu 2017, e contou com a presença do diretor da ABCZ Marcos Gracia e de diversas lideranças do setor pecuário. Para o presidente da ASBIA Sergio Saud, tudo indica que 2017 será um ano de recuperação para o setor, com os produtores rurais investindo mais na inseminação artificial. “O preço do leite está em alta e os custos de produção se mantêm em níveis abaixo de 2016, o que já fez com que os produtores voltassem a investir na melhoria genética do rebanho. O produtor não pode deixar de inseminar suas vacas, pois corre o risco de perder lucratividade nos próximos anos.”, assegura Saud. 

Esse maior investimento em inseminação artificial deve refletir positivamente no número de análises de sêmen no ano. De acordo com o gestor da BIO – Biotecnologia Animal, Maurício Peixer, o laboratório tem capacidade para realizar a análise de 6 mil doses de sêmen de aves, bovinos, cães, equinos, gatos e suínos. “A taxa de prenhez pode ser 5% maior quando o criador utiliza uma palheta de sêmen comprovadamente adequada para a inseminação. Por isso, é importante antes da estação de monta fazer a análise do sêmen que será utilizado para evitar o uso de palheta mal conservada ou manipulada erradamente, que afeta negativamente a taxa de prenhez.”, assegura Peixer. As entidades associadas da ASBIA têm direito a desconto no valor do serviço.

As primeiras análises realizadas pelo Laboratório ASBIA-BIO foram do sêmen dos 53 touros da Pré-Seleção do Teste de Progênie da Raça Gir Leiteiro. Foram avaliadas a motilidade progressiva, o vigor, patologias e a concentração das palhetas por meio de equipamentos sofisticados capazes de determinar diferentes parâmetros de qualidade das amostras espermáticas. Apenas os touros que apresentaram avaliação andrológica positiva foram aprovados na Pré-Seleção do Teste de Progênie da Raça Gir Leiteiro.

Tributo ASBIA
A solenidade de início das atividades do Laboratório foi precedida pelo Tributo ASBIA, que este ano homenageou os profissionais que atuam em Pesquisa em Biotecnologia Reprodutiva. O agraciado com a comenda este ano foi o médico veterinário e professor do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), Pietro Sampaio Baruselli. Com Pós-Doutorado pela Universidade de Queensland - Austrália, Baruselli é representante brasileiro em duas entidades internacionais, Standing Committee do International Congress of Animal Reproduction (ICAR) e International Buffalo Federation (IBF), e foi presidente da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE) entre 2012 e 2013.

Fonte: ASBIA

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar