Português
05 DE MAIO DE 2017. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ABCZ e Banco do Brasil firmam parceria para criação de agência especializada em agronegócios

ABCZ e Banco do Brasil firmam parceria para criação de agência especializada em agronegócios

Agência construída no Parque Fernando Costa será a primeira no país voltada para o setor.

Produtores rurais de todo o país vão contar a partir do ano que vem com mais uma facilidade para o crédito rural. É o que prevê a nova parceria entre a ABCZ e o Banco do Brasil. Uma reunião realizada na manhã de hoje (05/05) definiu as estratégias para a criação de uma agência especializada em agronegócios. “A gente entende que essa parceria é muito importante para o desenvolvimento da agropecuária. Essa agência será um projeto piloto em todo o Brasil. O banco vai entrar com a oferta de linhas de crédito aplicáveis ao setor”, explica o Elízio Carlos Cotrim, assessor de agronegócio do Banco do Brasil.

Ele revela ainda que o acordo já foi firmado, e o próximo passo é a assinatura dos documentos para a criação da nova agência. “Esperamos que até a próxima ExpoZebu ela já esteja funcionando no Parque Fernando Costa”, complementa Cotrim.

O diretor administrativo da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, conta que essa é uma negociação que começou mês passado, durante uma viagem que ele e o diretor de relações públicas da entidade, Fabiano Mendonça, fizeram à Brasília. “Na oportunidade nos reunimos com o diretor de Agronegócios do Banco Brasil, Marco Túlio Moraes Terra, e apresentamos o pedido de ter a agência no parque. De imediato ele sinalizou interesse. Voltamos a tocar a negociação durante a abertura da ExpoZebu, quando o vice-presidente de Agronegócios do BB, Tarcísio Hubner, também esteve presente, e confirmou a criação da agência”, relembra.

Rivaldo destaca ainda que essa é uma importante conquista para toda a comunidade rural, já que não adianta apresentar as novidades do setor, se o produtor não tiver condições financeiras de acesso a elas. “A gente entende que uma tecnologia só é boa se ela realmente consegue chegar até o público. E ter facilidade de crédito é fundamental. A ABCZ sempre foi preocupada com o pioneirismo, e prova disso é que conseguimos reinventar a ExpoZebu todos os anos, trazendo novidades. Com essa nova parceria com o Banco do Brasil, além de apresentar o que há de novo, vamos ajudar o pecuarista na aquisição”, ressalta.

E já que o objetivo da reunião foi fortalecer parcerias, representantes de entidades de ensino e pesquisa, como a Embrapa Cerrado, também participaram. “Nós já temos um histórico com a ABCZ, não só na parte de genética como também na área de alimentação animal. No que diz respeito a credito rural existem dois fatores: o desconhecimento de alguns produtores e o desconhecimento de algumas empresas que prestam serviço e assistência técnica. É importante que nós saibamos qual a dificuldade esse produtor está enfrentando, para também conseguirmos ajudar. Foi o caso, por exemplo, do zoneamento do plantio de milho consorciado com braquiária. Não existia essa tecnologia. Então nós criamos e hoje já existe a possibilidade de crédito rural para isso” diz Cláudio Karia, chefe geral da entidade.

Durante a reunião foi definida ainda a ampliação da parceria entre Embrapa e ABCZ, com a inclusão da Fazu. Um projeto de pesquisa com forrageiras será desenvolvido com alunos. “A ABCZ conseguiu unir instituições que tem a tecnologia, e mantem a pesquisa e a extensão. Para a Fazu é um orgulho poder participar, trazendo essa possibilidade acadêmica para os estudantes”, ressalta Carlos Henrique Cavallari Machado, diretor acadêmico da Fazu.

O gerente executivo da Unipasto, outra entidade de fomento a pesquisa que também participou da reunião, define o encontro como um grande passo para toda a cadeia produtiva. “A ideia comum é levar as novas tecnologia ao produtor. Nós temos excelentes cultivares e grande oportunidade genética para poder oferecer, mas o produtor não recebe. Essas parcerias é um meio de o público ter acesso a tudo isso, o ano todo”, finaliza Marcos Roveri, gerente executivo da Unipasto. 



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar