Durante reunião da Ficebu, ABCZ lança PMGZ Internacional
A manhã desta sexta-feira (05/05) ficará marcada na história da pecuária da América Latina e Central. Durante a reunião da Federação Internacional dos Criadores de Zebu (FICEBU) na programação da ExpoZebu 2017, foi lançada oficialmente a versão internacional do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos).
“Vamos compartilhar a eficiência do nosso PMGZ com outros países da América Latina, permitindo que eles também avancem no mesmo ritmo que a pecuária brasileira. A ABCZ já contribuiu com a criação do registro genealógico de muitos países e agora queremos contribuir mais com as avaliações genéticas”, comemorou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.
O PMGZ Internacional foi apresentado durante a reunião pelo superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josakhian. “O objetivo da Associação é transferir a tecnologia. Desenvolvemos uma competência de sistematizar dados e queremos expandir esse conhecimento”, informa.
Ao todo, representantes de cerca de 10 países, entre eles Costa Rica, Guatemala, Bolívia e Colômbia, participaram do encontro. O presidente da FICEBU, Erwin Rek, agradeceu a iniciativa da ABCZ e disse que o programa irá contribuir muito para todos os países. “É muito interessante essa proposta da ABCZ. O mundo inteiro valoriza a genética de qualidade”, afirmou.
Durante a reunião, Gabriel Aparicio, tesoureiro da Ficebu, já entregou carta em nome do Panamá demonstrando interesse no PMGZ Internacional, pedindo apoio da ABCZ para que haja registro dos animais panamenhos nos mesmos moldes como é feito no Brasil.
Outra proposta de parceria foi apresentada pelo diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari. “É uma extensão do PMGZ Internacional. Queremos ajudar formar profissionais que possam atuar em seus países”, destacou, informando que serão não só recebidos novos alunos, como haverá intercâmbio de professores entre a Fazu e universidades estrangeiras.
Logo após a apresentação, Fernando Baldomar, da Bolívia, se disse defensor do convênio. “Muitos de nossos profissionais se formaram na Fazu. Atualmente, temos 50 jovens estudando aqui. E esse convênio trará ainda mais avanço para todos nós", comentou.
Ainda no encontro, os representantes dos países puderam falar sobre os entraves sanitários enfrentados por cada um deles. Além disso, uma representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, falou sobre a atuação do MAPA na exportação e importação da genética zebuína.
Homenagens. Durante a reunião da Ficebu, foram homenageados duas personalidades que contribuíram para a história da Federação. O médico uberabense João Gilberto Rodrigues da Cunha foi lembrado pela sua atuação na fundação da Ficebu. Já o paraguaio Juan Carlos Wasmosy foi agraciado com um diploma pela contribuição como primeiro presidente da entidade.