Português
20 DE ABRIL DE 2017. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Começa Concurso Leiteiro de Fazenda

Começa Concurso Leiteiro de Fazenda

Começou hoje (19/04), na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba, o Concurso Leiteiro de Fazenda. Dessa vez 13 matrizes das raças Guzolando, Sindi e Gir participam da prova.

O período de ordenha segue até o próximo domingo (23/04), sendo duas por dia. A gerente de Melhoramento Genético do PMGZ Leite, Mariana Alencar, destaca que a proposta do concurso é alinhar a produção leiteira ao tema central da 83ª ExpoZebu, que é a integração Lavoura-Pecuária-Floresta. “Essas matrizes estão em um ambiente de ILPF, onde trabalhamos questões ligadas ao manejo sustentável. Queremos mostrar aos criadores as vantagens e o potencial zebuíno nesse tipo de sistema, e que o mesmo reflita a realidade do produtor”, diz ela.

Mariana explica ainda que as matrizes participantes têm no mínimo 40 e no máximo 130 dias de lactação, com data base sendo o dia 5 de abril. Já sobre a premiação, ela revela que ranqueamento será baseado em leite corrigido para sólidos totais. “O resultado será divulgado no dia 3 de maio, junto com o lançamento do Sumário Nacional de Touros das Raças Zebuínas de Aptidão Leiteira Gir e Sindi, e o resultado do 39°Concurso Leiteiro da ExpoZebu”, revela.

Mais provas. E por falar no Concurso Leiteiro tradicional, dessa vez 64 matrizes das raças Gir, Guzerá, Sindi e Guzolando estão inscritas. A entrada daquelas que são procedentes de propriedades que estão há mais de 700 quilômetros de Uberaba já foi liberada.

Nesta edição do concurso as ordenhas serão feitas entre 30 de abril e 3 de maio. “Serão 10 ordenhas no total, e não iremos medir apenas o volume do leite, como também algumas propriedades incluindo quantidade de gordura, proteína e células somáticas”, explica Mariana.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar