Escritor apresenta Enciclopédia Kamadhenu para presidente da ABCZ
O presidente da ABCZ, Arnaldo de Souza Machado Borges, recebeu na última semana o escritor José Otávio Lemos. O tema da reunião foi a produção e o lançamento da Enciclopédia Kamadhenu, que conta com o apoio da ABCZ.
Com textos em português, espanhol e inglês, a obra mostra a importância das raças zebuínas e traz a experiência profissional do autor que, por três décadas, desenvolveu trabalho de pesquisa em vários países de diferentes continentes. “A Enciclopédia Kamadhenu é uma obra única no gênero, aliando o passado, o presente e apontando para o futuro da espécie bovina mais importante na pecuária mundial”, analisa José Otávio, que é produtor rural, zootecnista, jurado e conselheiro técnico da ABCZ, além de artista multimídia.
Estão nas páginas da enciclopédia 45 raças de Zebu que, segundo o autor, foram encontradas na Índia. Além delas, as neozebuínas Indubrasil, Brahman, Sardo Negro, Tabapuã, as variedades mochas do Gir, Nelore, Indubrasil e Sindi; e ainda o zebu africano. “Muitos pontos importantes são mostrados na diferenciação das raças zebuínas, a começar do cupim, como fonte de captação de energia e a influência dela diretamente com alguns alimentos produzidos, como leite, manteiga. Até na medicina, muitos pontos são mostrados como tendo o zebuíno como doador de material farmacêutico”, comenta o escritor.
A enciclopédia também homenageará 12 personalidades do zebu mundial, entre elas o presidente Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges; o primeiro ministro da Índia, Narendra Modi; o criador de Gir, Guru de Gondal; e o presidente da ANKUSH, Guru Ji. José Otávio desenhou um a um deles, como também fez dezenas de ilustrações numa técnica que mistura aquarela, lápis aquarelado e pastel. Ainda não há data de lançamento da obra.