Português
03 DE MARÇO DE 2017. POR FAEZA REZENDE

Criadores pedem autonomia na escolha de touros para comercialização de sêmen

Criadores pedem autonomia na escolha de touros para comercialização de sêmen

O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, o diretor da ABCZ, Valdecir Marin Júnior, o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, e o Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético, Henrique Torres Ventura, estiveram em Ribeirão Preto (SP) na quinta-feira (23/02) a convite de um grupo de criadores e técnicos de vários estados brasileiros. Durante o encontro, foi reivindicado apoio da Associação junto ao MAPA para o livre comércio de sêmen de reprodutores zebuínos. O grupo fundamenta sua reivindicação no fato de que existem reprodutores que podem colaborar com a genética das raças em diversas características que atualmente não estão contempladas em avaliações quantitativas.

“Hoje, para que o material genético seja comercializado no Brasil é necessário que a avaliação genética do reprodutor atinja índices mínimos estabelecidos pelo MAPA. A reivindicação desse grupo de criadores é que seja implantada política de livre demanda de mercado. Contudo, todas as informações das características avaliadas seriam obrigatoriamente publicadas, para que o consumidor possa tomar a decisão de forma consciente”, explica Josahkian.

Participaram da reunião na Chácara 2L, dos pecuaristas Adir e Paulo Leonel, criadores e técnicos dos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Tocantins e São Paulo. O presidente da ABCZ declarou que a demanda é válida e será analisada e discutida pela equipe da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar