Português
23 DE FEVEREIRO DE 2017. POR LARISSA VIEIRA

Estudo faz um raio x dos sistemas produtivos suscetíveis à aftosa

Estudo faz um raio x dos sistemas produtivos suscetíveis à aftosa

O projeto de caracterização dos sistemas produtivos brasileiros foi tema de encontro ontem (22/02), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília/DF. O professor da Universidade de São Paulo, Dr. José Henrique de Hildebrand e Grisi Filho, apresentou o resultado do projeto, que tem a ABCZ, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, CNA, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal e Fundação Medicina Veterinária como entidades realizadoras. O superintendente Técnico da ACZP (Associação dos Criadores de Zebu do Planalto, Marcelo de Toledo, representou a ABCZ no evento.
Segundo Toledo, a reunião objetivou levar ao conhecido de todos os membros participantes e entidades envolvidas no Projeto os resultados do primeiro produto: recebimento, conferência e consolidação das bases de dados de transito animal e cadastro de produtores rurais de todos os Estados brasileiros. O documento apresentado traz como conclusão que qualquer proposta de definição de regionalização aplicada à saúde animal depende diretamente da aplicação pretendida. “A capacidade dos serviços veterinários oficiais em implementar e manter um sistema de vigilância animal, características sócioeconômicas de cada unidade federativa, características epidemiológicas da doença de interesse, avaliações de risco, são todos exemplos de variáveis que, somadas às análises apresentadas no documento, podem fornecer o fundamento adequado para ações de regionalização com vistas ao aprimoramento da saúde animal no Brasil.”
O diretor Nacional de Saúde Animal, Dr. Guilherme Henrique Figueiredo Marques, mostrou preocupação com as notícias que vêm sendo publicadas a respeito da suspensão da vacinação de febre aftosa no país, esclarecendo que, embora isto seja uma tendência, até o momento, não tem definição alguma de como e quando isto poderá acontecer. De acordo com ele, o projeto apresentado na reunião vem sendo desenvolvido para gerar informações que permitam chegar a este futuro com segurança.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar