Português
20 DE FEVEREIRO DE 2017. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ABCZ, Emater e Hospital Dr. Hélio Angotti fortalecem parceria para promover saúde no campo

ABCZ, Emater e Hospital Dr. Hélio Angotti fortalecem parceria para promover saúde no campo

‘Promover a saúde do homem do campo por meio da prevenção’. Esse é o objetivo da parceria entre a ABCZ e o Hospital Dr. Hélio Angotti, referência no tratamento do câncer em Uberaba.

Representantes das duas entidades estiveram reunidos, na sexta-feira (17/02), para traçar estratégias de fortalecimento do programa Saúde no Campo, que é desenvolvido em municípios onde já acontecem ações do Pró-Genética.

Desde o fim de 2016 a ABCZ e o hospital são parceiros na iniciativa que tem como objetivo facilitar o acesso das comunidades rurais a serviços de saúde. Durante ações são oferecidos exames médicos e orientações sobre como prevenir diferentes tipos de câncer. “Nós fazemos uma visita prévia nas comunidades, com uma equipe da Emater e outra do hospital, apresentando o projeto e os tipos de atendimentos que podem ser feitos. Depois disso, no dia da ação, são realizados os exames”, explica Lauro Fraga, gerente do Pró-Genética/ ABCZ.

Ele conta ainda que a parceria começou no fim do ano passado, e ações já foram realizadas em União de Minas, Itapagipe e Pratinha. E que o objetivo agora é que mais comunidades sejam atendidas, e o projeto sirva de exemplo para outros municípios. “A ideia esse ano é estarmos em todo triângulo sul, triângulo norte e noroeste de Minas, realizando até 20 ações”, diz.

A coordenadora do Saúde no Campo, pelo hospital Dr. Hélio Angotti, Sandra Mara Vieira, destaca que a importância do projeto está na oportunidade do trabalhador rural identificar precocemente algum tipo de tumor. “Com essa prevenção nós conseguimos salvar muitas vidas, promovendo também o tratamento digno quando necessário”, explica.

O diretor da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, ressalta que a parceria vai ao encontro da filosofia da entidade, que é promover uma pecuária preocupada com o bem estar do homem do campo. “Além de levar tecnologia para dentro do campo, estamos levando saúde. E esse um trabalho muito importante, principalmente porque tem como objetivo a prevenção”, destaca.

Além de Rivaldo Machado Borges Júnior, diretor da ABCZ, Sandra Mara Vieira, do hospital Dr. Hélio Angotti e Lauro Fraga, gerente do Pró-Genética, participaram da reunião Rafael Resende e Edson Simielli, técnicos da entidade, Flaviana Amaral, analista da ABCZ e Gustavo Laterza, gerente regional da Emater.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar