Português
18 DE JANEIRO DE 2017. POR FAEZA REZENDE

ABCZ incentiva uso de novas tecnologias

ABCZ incentiva uso de novas tecnologias

Superintendente da Associação ressalta investimentos e defende maior envolvimento dos criadores no programa de melhoramento

 

“Um dos entraves da pecuária brasileira está na dificuldade de adoção de tecnologia pelo setor. Este é um problema muito grande em no nosso país que causa atraso na evolução do campo”. A afirmação vem do Departamento Técnico da ABCZ, que tem buscado estimular cada vez mais o envolvimento efetivo dos criadores no processo tecnológico.

“Criamos e disponibilizamos uma série de ferramentas e observamos que ainda há alguma resistência quanto à utilização desses recursos, que podem aperfeiçoar e acelerar o progresso genético e, consequentemente, melhorar os resultados em termos de produtividade e lucratividade”, ressalta o Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, HenriqueVentura, informando que a ABCZ trabalha para aumentar a transferência de tecnologia, seja via genética (com a promoção de negociação de touros PO através do Pro-Genética) ou via difusão de conhecimento (com a realização de debates, seminários e eventos que levam a informação até o público).

2016, por exemplo, foi marcado por muitas inovações no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ. A principal delas foi a criação do Módulo Avançado para seleção de fêmeas. “É uma ferramenta importante para tomada de decisão. Muitos produtores só se preocupam com o sêmen que vão utilizar, se esquecendo de que 50% da genética vêm da mãe. Ela é a fábrica de touros. E o descarte de matrizes é fundamental para que o melhoramento realmente aconteça”, afirma.

Ainda de acordo com o superintendente, os investimentos pela entidade têm sido constates nos últimos 30 anos. Entre eles, o aprimoramento da captação de dados feito, hoje, pelo sistema Sigennet, que tornou a comunicação de dados mais ágil e segura. Atualmente, 97% do processo é eletrônico. “A ABCZ tem se movimentado muito para melhorar esse cenário, incentivando a adoção de tecnologia pelos envolvidos no setor agropecuário. Mas é preciso mais. Precisamos que o criador esteja aberto a esses recursos.  Os usuários têm que ir além da utilização de um Programa de Melhoramento Genético. É preciso conhecer suas ferramentas e possibilidades para um avanço real no desempenho do rebanho”, afirma.

Vale destacar que a ABCZ oferece aos 21 mil associados, além de muitas ferramentas tecnológicas, uma ampla estrutura de suporte técnico para o aprimoramento da seleção e conquista de melhoramento genético.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar