Português
05 DE DEZEMBRO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

110 anos da marca OM comemorados na Bahia

110 anos da marca OM comemorados na Bahia

O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, participou na Bahia, durante a FENAGRO, de uma grande comemoração pelos 110 anos da linhagem OM.

Arnaldo entregou ao titular do rebanho, o criador Paulo Vilas-Bôas Machado, uma placa de agradecimento pela difusão e preservação do rebanho que é considerado um dos pilares da raça Nelore no Brasil.  

História - A linhagem OM começou pelas mãos do Comendador Manoel de Souza Machado, usineiro do Recôncavo Baiano, que importou um casal da raça em 1906. O touro denominado Cacique e a vaca Aracy que veio prenhe de outro reprodutor indiano deram origem ao plantel.

O Comendador faleceu em 1913 e foi sucedido pelos filhos Fernando e Octávio. Nessa fase foram adquiridos animais de Climério Dantas Bião e do rebanho Lemgruber. Posteriormente também dos importados de Pedro Marques Nunes.

O rebanho OM foi conduzido com aprimoramento para características raciais e de produção de carne, sob critérios de acasalamentos consanguíneos, tendo originado inclusive um grupo de pelagem vermelha.  

A marca OM ficou conhecida em todo o país e conquistou inúmeras premiações. A linhagem foi utilizada na formação de diversos rebanhos de renome nacional.

Em 1965 foi a vez do neto do Comendador e filho de Octávio Ariani Machado, Octávio Vilas-Bôas Machado assumir o trabalho. O legado OM foi continuado com a criação a campo e atenção ao melhoramento genético perseguindo critérios de caracterização racial, fertilidade, rusticidade, precocidade e ganho de peso. Octávio partiu em 2013 e foi sucedido pelo filho Paulo Vilas-Bôas Machado que segue os mesmos conceitos e ideais dos seus antepassados na Fazenda Gameleira, município de Teodoro Sampaio na Bahia. 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar