Português
21 DE NOVEMBRO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Pistas da Bolívia reconhecem qualidade de jurados da ABCZ

Pistas da Bolívia reconhecem qualidade de jurados da ABCZ

Um dos maiores e mais importantes eventos empresariais e do agronegócio da Amazônia e do Norte Boliviano foi realizado entre 11 e 21 de novembro na cidade de Trinidad, no Estado de Beni.

Cerca de 50 empresas estavam expondo seus produtos e tecnologias, além dos criadores que levaram seus melhores exemplares para comercialização, exibição e participação em concursos de morfologia.

O setor agropecuário da FexpoBeni se destacou, entre as praças de lazer e entretenimento pelas provas equestres, pela promoção de novos negócios e pelos tradicionais eventos com gado bovino. A Bolívia, entre os países da América do Sul é considerada um dos países líderes da seleção de reprodutores e matrizes zebuínos, principalmente da raça Nelore, tendo como fonte principal a genética de criatórios brasileiros.  

Esse ano o técnico da ABCZ e jurado oficial de raças zebuínas, Russel Rocha Paiva foi o responsável pela definição dos melhores exemplares do Nelore entre um grupo de 134 animais Padrão e mais 65 concorrentes Mochos. 

"Os animais Nelore Padrão são bastante próximos do nosso gado brasileiro porque usam a mesma genética. O trabalho dos criadores bolivianos é muito interessante e o rebanho tem evoluído bastante. Na pista percebemos nos animais características de precocidade e desempenho. Carcaça compridas, musculatura bem desenvolvida e o racial também estão presentes. Mas foi o Nelore Mocho que me surpreendeu. Verificamos uma paridade entre o padrão e o mocho, e além disso uma grande uniformidade na variedade mocha. O plantel de pista do Nelore Mocho também demonstrou alta qualidade no comprimento, na profundidade, na estrutura óssea e na caracterização. Fiquei satisfeito de ter julgado outra vez na Bolívia porque a pista fica cheia e a gente percebe que os criadores acompanham. Você julga e comenta para pessoas muito interessadas. Os bolivianos escutam, ficam atentos e depois trocam ideias. Isso serve como um fead back do nosso trabalho, o que também é muito importante", considerou Russel.   

 





A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar