Português
09 DE NOVEMBRO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Gir Leiteiro e leite A2 são protagonistas em Dia de Campo

Gir Leiteiro e leite A2 são protagonistas em Dia de Campo

No final de semana foi realizada a quinta edição do “Estância Silvania Weekend - Gir Leiteiro”, evento que envolveu programação técnica e promocional sobre a raça zebuína e a produção de leite A2.

A Estância Silvania, tradicional criatório da raça Gir Leiteiro, localizada no município de Caçapava, em São Paulo é pioneira no processamento do leite A2, que não contém a proteína Beta caseína A1 responsável por reações alérgicas no ser humano. O produto é composto 100% pela proteína Beta caseína A2 fato comprovado por genotipagem dos animais. 

No Dia de Campo realizado em 05/11 (sábado) o primeiro painel teve duas palestras relacionadas ao tema: “O Papel de um Programa de Melhoramento Genético no Desenvolvimento Sustentável do Gir Leiteiro” proferidas por Marcos Vinícius G. Barbosa da Silva, pesquisador em Melhoramento, Genômica e Bioinformática da Embrapa e especialista em melhoramento animal com várias titulações internacionais e a pesquisadora da ABCZ, Mariana Alencar Pereira, doutoranda em Zootecnia-Genética e Melhoramento Animal pela UNESP/Jaboticabal. As palestras tiveram como moderadora a especialista em Reprodução Animal da UNESP/Jaboticabal, a médica veterinária Tatiane Drummond Tetzner.

No segundo painel foi abordada a questão alimentar em: “Os Benefícios do Consumo de Leite em Todas as Fases da Vida”, pela médica veterinária e doutora em Ciência Animal pela UFMG, Flávia Fontes.

Paralelamente a programação técnica ocorreu o II Silvania Kids, onde crianças tiveram a oportunidade de passar o dia convivendo com os animais. Monitorados por graduandos de cursos de Medicina Veterinária, as crianças aprenderam como é produzido o leite e quais são os benefícios do consumo da bebida e de seus derivados.  O objetivo de envolver as crianças com o dia-a-dia da fazenda de produção de leite e de genética da raça Gir Leiteiro foi o de formar um vínculo desde tenra idade com o meio pecuário para que os conceitos de respeito ao produtor rural e aos animais seja propagado e perpetuado.

O presidente Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges prestigiou o evento do promotor Eduardo Falcão, que é diretor da ABCZ, junto com o diretor Rivaldo Machado Borges Junior, vários integrantes da equipe técnica e colaboradores da entidade.

Na ocasião os promotores do evento homenagearam pessoas que prestaram serviços, acompanharam a evolução do gado da Silvânia e de alguma forma contribuíram para o sucesso do trabalho da família. Placas com dizeres de reconhecimento foram entregues ao técnico de campo da ABCZ Evandro Ribeiro de Almeida, ao pesquisador Ivan Ledic, ao nutrólogo Wilson Rondó Jr e ao médico veterinário Juarez Telles. 















A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar