Português
04 DE NOVEMBRO DE 2016. POR LARISSA VIEIRA

Inscrições abertas para Rebanho Colaborador do PNAT

Inscrições abertas para Rebanho Colaborador do PNAT

Com expectativa de distribuir 15 mil doses de sêmen dos 23 reprodutores aprovados em sua 7ª bateria, o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) está ampliando o número de rebanhos colaboradores inscritos para receber o material genético dos zebuínos. Já estão inscritos 230 rebanhos colaboradores, um crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior quando 204 criadores participaram.

As inscrições continuam abertas para os interessados em receber sêmen das raças Brahman, Guzerá, Nelore e Sindi. Na raça Tabapuã, as 33 vagas disponíveis já foram preenchidas. Cada criador receberá gratuitamente 30 doses de sêmen. Dos 23 reprodutores da 7ª bateria do PNAT, 12 deles continuam com sêmen disponível, sendo 2 Brahman, 3 Guzerá, 6 Nelore e 1 Sindi.

Os criatórios interessados em participar como rebanho colaborador do PNAT devem entrar em contato com o Departamento Técnico da ABCZ.

Novidades- Para a edição 2017 estão sendo estudadas alterações no processo de seleção de touros com a inclusão de mais uma etapa que visa avaliar a eficiência alimentar dos touros candidatos. Em breve, a nova formatação do programa será divulgada.

Sobre o PNAT
O PNAT é um programa que existe desde 2010 com o objetivo de selecionar touros jovens das raças zebuínas de corte. Os reprodutores PNAT, atualmente, são aprovados em cinco fases de seleção, partindo de uma etapa inicial com mais de 60 mil animais. A etapa final ocorre durante a ExpoGenética, no mês de agosto, quando os touros são avaliados por criadores, técnicos e centrais de inseminação para definir os classificados da bateria. O PNAT já selecionou mais de 100 touros jovens, cujos filhos estão alcançando bons desempenhos em provas zootécnicas, como as Provas de Ganho em Peso, e maior valor de mercado. 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar