Português
03 DE NOVEMBRO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Sindi tem evento concorrido no Rio de Janeiro

Sindi tem evento concorrido no Rio de Janeiro

Criadores de Sindi e de outras raças, de diversas regiões do país, prestigiaram o 1º Dia de Campo da Raça Sindi no Rio de Janeiro.

Quase duzentas pessoas entre técnicos, estudantes, pecuaristas e representantes de entidades foram atraídos pela programação técnica e pela oportunidade de obter informações sobre a rústica raça zebuína.

O Gado vermelho e robusto que veio do Paquistão é uma das raças zebuínas mais puras e antigas da Ásia, e a maior criação fluminense está em Duas Barras, na fazenda Rajasthan, do criador Gilberto Browne de Paula, proprietário de 70 animais. Além de apresentar uma ótima adaptabilidade, o Sindi produz leite de alta qualidade e sua carne oferece excelentes resultados no mercado.

O primeiro dia de campo da raça aconteceu na última sexta-feira (28/10), na Fazenda Rajasthan, na localidade de Campo Belo, área rural do município de Duas Barras. Após um incrementado café da manhã, a programação foi aberta oficialmente pelo promotor do evento apoiado pela ABCZ e pelo Pró-Genética.

Gilberto Browne é dentista e atua no segmento pecuário há mais de 30 anos. Ele explicou como a genética do Sindi impactou positivamente nos resultados da fazenda e por isso o evento teve também o objetivo de fomentar a criação no estado fluminense. "O intuito deste evento é mostrar aos nossos vizinhos e criadores da região, as vantagens desta raça que possui mais de cinco mil anos de origem e tem muitas características genéticas interessantes para a produção de carne de qualidade, além de fertilidade, precocidade, rusticidade e docilidade. São animais encantadores que apresentam muitas virtudes e quem tem curiosidade pela raça deve conhecer e investir na criação para comprovar o que eu estou dizendo. No dia de campo recebemos  criadores de outras raças que estão vislumbrando possibilidades de ter animais de qualidades técnicas superiores, utilizando o SINDI como fator melhorador e de acréscimo na qualidade de suas criações. Isso nos anima e nos deixa muito otimistas para difundir a raça e continuar esse trabalho que estamos desenvolvendo aqui em Duas Barras" - disse o criador.

O Presidente da Associação Brasileira de Criadores de SINDI (ABCSindi) e Vice Presidente da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebú), o mineiro de Uberaba, Ronaldo Andrade Bichuette, destacou a parceria das associações com o titular da Fazenda Rajasthan e as questões zootécnicas dos animais.

- "Defino o criador Gilberto como o embaixador da raça, pois ele realiza a ponte entre os produtores, fazendo com que o SINDI ocupe o espaço que merece. A associação aplaude essa iniciativa do amigo, em realizar esse evento, que promove a divulgação do rebanho. Estamos numa região tradicional de Nelore e Guzerá, mas o SINDI não vem para disputar espaço e sim para somar. A raça apresenta muita qualidade e se adapta facilmente ao clima e a pastagem. E isso favorece a obtenção de bons resultados" - destacou Ronaldo.

A programação de palestras proporcionou aos presentes o acesso a um volume grande de informações sobre manejo e a eficiência do gado. A palestrante Drª. Sabrina Souza, da UFR-RJ, iniciou o ciclo falando sobre a genômica aplicada ao melhoramento genético do gado de corte; em seguida, já o pesquisador José Reinaldo Ruas palestrou sobre a produção de leite com vacas f1 e bezerros de corte. Para encerrar o roteiro educativo o diretor e consultor da ABCSind (Associação Brasileira de Criadores de SINDI), o criador Arthur Targino, falou do potencial do Sindi na pecuária nacional. Arthur, que é do Rio Grande do Norte, também explicou como a raça é versátil e se aplica bem em qualquer região ou modelo de criação comercial proporcionando um retorno rápido do investimento. "A Região Serrana do Rio de Janeiro e Centro Norte Fluminense dependem muito de pecuária de corte e leiteira e o Sindi encaixa nisso como uma luva por ter dupla aptidão. Visualizo um futuro enorme para a raça que tem muito a contribuir para a atividade pecuária no Rio de Janeiro, em todos os estados do Sudeste e demais regiões, principalmente para quem faz pecuária extensiva de alta performance”, disse o diretor da ABCSind, Arthur Targino.

O Zootecnista e Técnico da ABCZ, Renato Chalub Filho, um dos responsáveis pelo registro do gado Sindi na Fazenda Rajasthan, relatou que os animais da propriedade participam do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) para raças de corte e que eles ainda estão no controle leiteiro oficial da ABCZ. “As palestras ministradas no evento apresentaram conceitos essenciais aos criadores. O conteúdo trouxe informações importantes e esclarecedoras de estudos que são conduzidos com animais dessa genética”, disse i técnico.

Vale destacar a presença de representantes da Cooperativa Agropecuária de Duas Barras; Emater-Rio; Estudantes da UFR-RJ; a Drª. Raquel Mello, da Esalc de São Paulo; o pecuarista Paulo Lemgruber, criador de Nelore; o senhor Francisco Ismério, criador de Guzerá; o Secretário de Cultura e Turismo do Município, Francisco Vasconcellos; o Veterinário Jonathas Netto, da Fazenda Santa Philomena em Duas Barras; o Chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária da Região, o Veterinário de Cordeiro, Ademir Daudt; a veterinária Solange Mello e representantes da APRASEQ (Associação dos Produtores Rurais do Alto da Serra do Quilombo).

O evento foi uma realização da Fazenda Rajasthan e contou com o apoio do Sindi Rajasthan, Sindi do Padre, La Belle Sindi, Sindi Carioca, EcoSind, ABCSindi, ABCZ e MDA.

Texto adaptado de Rick Mello

Mais informações, vídeos e galeria de fotos em http://bit.ly/2e5q2BJ











A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar